ICMS

Fazenda de SP reforça controle e aprimora medidas contra fraudes

Grupo de trabalho da secretaria vai revisar todos os procedimentos e normas relacionados aos processos de ressarcimento de ICMS

18/08/2025 - segunda às 18h00
A revisão vai reforçar o controle e mitigar falhas e irregularidades. - Reprodução

A Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo criou um grupo de trabalho (GT) para revisar, de forma ampla e minuciosa, todos os processos, normas e protocolos para ressarcimento do ICMS retido por Substituição Tributária (ICMS-ST). A revisão vai reforçar o controle e mitigar falhas e irregularidades.
 

A iniciativa, adotada após a deflagração da Operação Ícaro, busca assegurar a integridade dos procedimentos, corrigir eventuais falhas e implementar melhorias que reforcem os mecanismos de controle. O GT foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira (15) e é formado por oito auditores fiscais da Receita Estadual, selecionados por sua experiência e credibilidade, e atuará com prioridade máxima.
 

Entre as principais atribuições do grupo, estão:
 

• Revisar todos os processos de ressarcimento de ICMS-ST potencialmente impactados;
• Detectar falhas e irregularidades;
• Propor ajustes normativos e procedimentais para fortalecer os controles internos;
• Fornecer subsídios à Corregedoria da Fiscalização Tributária para eventual responsabilização de envolvidos.
 

"Com essas medidas, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o combate à corrupção, garantindo que fraudes sejam investigadas e corrigidas, e que os processos sejam aprimorados para prevenir a repetição de práticas irregulares", destacou o secretário da Sefaz-SP, Samuel Kinoshita.

Siga a Sefaz nas redes sociais:

Instagram: sefaz_sp
Facebook: sefazsp 
Linkedin: sefazsp

X: sefaz_sp 
Flickr: sefazsp 

SoundCloud: sefazsp

SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO