Praia Grande/SP implanta programa de entrega de medicamentos em casa
Cerca de 1.800 pacientes acamados e com dificuldade de locomoção serão beneficiados
18/08/2025 - segunda às 13h05A implantação do Programa Remédio em Casa, pela Prefeitura de Praia Grande, mudou para melhor a vida da munícipe Maria Umbelina Afonso Bahia, de 72 anos. Desde junho, a praia-grandense recebe seus medicamentos de uso contínuo no conforto da sua casa. A entrega é efetuada de forma prática e ágil pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade.
Esse novo serviço tem sido fundamental para ‘dona’ Maria, pois em fevereiro ela precisou amputar parte da perna devido ao agravo do diabetes. E, desde então, passou a andar em cadeira de rodas e ter mais dificuldade no dia a dia, necessitando da ajuda de parentes e vizinhos para se locomover e retirar seus medicamentos na Unidade de Saúde da Família (Usafa). Mas agora esse tipo de preocupação chegou ao fim, graças ao Programa Remédio em Casa.
“Eu estou adorando receber os remédios em casa, porque é difícil para mim. Meu filho trabalha e só tem uma folga na semana, minha filha mora em São Paulo. Às vezes eu peço para a minha neta ou para a minha vizinha buscar. Mas é complicado porque tem dias que elas não podem. E eu não consigo sair sozinha de casa. Mas agora ficou muito melhor, posso ficar sossegada porque agora tem a data certa de chegar. Que Deus abençoe essa iniciativa”, comemora Maria.
A vizinha Fabiana Souza Silva Ajifu, 45 anos, que auxilia ‘dona’ Maria quando possível, também gostou de ver essa novidade da Administração Municipal, que passa a entregar medicamentos de uso contínuo da Atenção Primária aos pacientes acamados e domiciliados (com dificuldade de locomoção). “Eu acho muito importante pelo fato de eles conseguirem fazer o tratamento completo e não ter aquela falha de medicação, de não ter tempo de buscar ou não ter quem busque. Acho muito importante ter esse atendimento para que as pessoas com maior dificuldade, até pela comorbidade que ela e outros têm, possam receber o medicamento em casa”.
Quem também está adorando essa novidade é a munícipe Damiana Maria Nascimento, de 65 anos. O marido Júlio dos Santos Nascimento, de 72 anos, caiu recentemente e fraturou a perna e, desde então, está acamado, recebendo toda a atenção de Damiana, o que dificulta a sair de sua residência. Por isso, ela celebrou contar com essa facilidade a partir de agora. “É maravilhoso poder receber esse medicamento em casa, porque agora eu tenho um marido acamado, para ir na Usafa pegar a medicação é mais difícil, porque eu não posso deixá-lo sozinho, tenho que cuidar dele, e meus filhos trabalham durante a semana. Mas graças a Deus e à Praia Grande, que é uma bênção, agora vai facilitar o acesso à medicação”.
A entrega do medicamento complementa todo o atendimento e cuidado que Damiana e Julio já recebem na residência pela equipe de saúde da família da Usafa Mirim. “Meu marido se acidentou num dia e no outro a agente de saúde já estava aqui perguntando se a gente precisava de alguma coisa. As médicas são maravilhosas, elas visitam a gente, as meninas da enfermagem fazem a coleta (laboratorial) em casa, ontem mesmo vieram dar a vacina da gripe, a agente de saúde passa sempre aqui perguntando se está tudo bem. E outro dia meu marido precisou ir no Hospital Irmã Dulce para um retorno com o médico após a cirurgia e uma ambulância buscou e trouxe a gente de volta. Nós somos muito bem acolhidos por todos, só temos a agradecer”, destaca Damiana.
Sobre o programa – O Programa Remédio em Casa está sendo implantado inicialmente nas Usafas Esmeralda, Mirim e Vila Sônia e, em breve, será expandido aos 31 equipamentos da Atenção Primária. Nessa primeira fase deverão ser beneficiados cerca de 1.800 pacientes acamados e domiciliados, que possuem dificuldade de locomoção. Em uma segunda fase, os cerca de 10 mil pacientes que recebem medicação de alto custo também serão contemplados com o programa. Na fase 3, pessoas com doenças crônicas também poderão receber seus medicamentos de uso contínuo em suas residências.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, esse programa atende a uma das metas do plano de governo do prefeito Alberto Mourão, trazendo maior comodidade aos pacientes mais vulneráveis. “Esse programa visa garantir qualidade terapêutica medicamentosa a esses pacientes, que são aqueles que mais necessitam da atenção do poder público, respeitando sempre o princípio da equidade do SUS que é dar mais atenção àqueles que mais precisam. Assim, Praia Grande inova e transforma mais uma ação na assistência farmacêutica, levando qualidade e benefícios à sociedade”, declara.
O prefeito Alberto Mourão esteve acompanhando de perto a implantação desse programa e comentou que o intuito é garantir um tratamento de saúde ainda mais qualificado para a população. “Quando pensamos nesse serviço, levamos em conta o bem-estar de nossos moradores, que é a nossa prioridade. E esse serviço vai proporcionar mais conforto e agilidade para as pessoas, facilitando o dia a dia delas. E o grande destaque é que a entrega é feita na quantidade certa, evitando desperdícios”, afirma.
Para ter acesso ao serviço, um representante do paciente deverá se dirigir até a Usafa com a receita original e uma cópia, bem como cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência. A pessoa assinará um termo de adesão para receber a medicação exclusivamente em sua residência.
“Na mesma hora a pessoa recebe a medicação para 30 dias. O técnico em farmácia da unidade envia essa documentação para a Sesap e a Central de Medicamentos vai inserir aquele paciente no cronograma de entrega da região. E a partir dali a pessoa vai receber o medicamento em casa durante um ano, divididos em quatro entregas trimestrais. Ao término de um ano vai ser preciso renovar a receita e será necessário atualizar o cadastro para continuar a receber em casa”, explica a diretora da Divisão de Assistência Farmacêutica da Sesap, Érika Cristina Augusto Zulli Leitão. “Caso a pessoa tenha uma alteração na medicação prescrita, ela poderá entregar a receita ao agente comunitário de saúde durante a visita domiciliar e este profissional repassará ao técnico de farmácia da unidade para fazer a atualização no sistema”, completa.
Uma inovação que visa dar mais praticidade e segurança à entrega está no aplicativo E-Cidadão. O usuário precisará baixar o app municipal em seu aparelho celular e realizar o cadastro. Isso porque, no dia da entrega, o aplicativo enviará uma mensagem ao celular informando da visita do motoboy e fornecerá um código a ser apresentado ao entregador, proporcionando maior segurança no ato da entrega.
“O objetivo dessa ferramenta tecnológica é garantir a entrega do medicamento ao paciente. O paciente vai ser informado quando vai receber o medicamento e também o código que precisará ser dito ao motoboy. Na embalagem do medicamento terá uma etiqueta com um QR Code que deverá ser escaneado pelo motoboy e, nesse momento, irá aparecer o campo para o código que vai ser dito pelo paciente e, assim, será indicado no sistema que o medicamento foi entregue”, detalha Érika.
Dúvidas – A Sesap criou um telefone para o esclarecimento de dúvidas diretamente junto à Central de Medicamentos do Programa Remédio em Casa. Basta ligar para o telefone 3496-2416, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.