Curso gratuito de narração de histórias chega à Casa das Culturas de Santos em setembro
Com foco na escuta e no acolhimento, a formação do projeto Contos que Curam terá quatro encontros e já está com inscrições abertas
18/08/2025 - segunda às 09h54O curso gratuito de Narração de Histórias – Projeto Contos que Curam será realizado nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 14h às 18h, na Casa das Culturas de Santos (Rua Sete de Setembro, 49 – Vila Nova). Promovida pela Jamim Cultural com apoio do ProAC, a formação é voltada à capacitação de narradores e à valorização da escuta como ferramenta de acolhimento, aberta a profissionais de todas as áreas.
As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKjEb5BXUB47GC3PzV2VJzLbI2jQ5-P_c5bKW0EvbWG3iBKA/viewform
Incentivado pelo ProAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o projeto já reuniu participantes com perfis diversos, de professoras e psicólogas a jornalistas, assistentes sociais e maquiadoras, interessados em desenvolver uma comunicação mais empática por meio da arte da palavra. A programação inclui dinâmicas com técnicas de respiração, relaxamento, leitura de poesias e contos, conduzidas por arte-educadoras com renomada experiência na narração de histórias.
“O curso tem um efeito muito bonito de despertar conexões. São histórias que tocam quem ouve, mas que também revelam muito sobre quem narra. É uma experiência potente, sensível e, acima de tudo, humana”, afirma Edna Muniz, fundadora da Jamim Cultural e idealizadora da ação.
A formação integra o projeto Contos que Curam, criado em 2017 para promover a leitura, fortalecer a escuta ativa e estimular a expressão como via de cuidado e vínculo. A Jamim Cultural também é responsável pelo Contos e Cantos que Encantam, incentivado pelo PRONAC – Lei Federal de Incentivo à Cultura – que leva narrativas e música a UTIs e enfermarias de hospitais públicos, como o Hospital das Clínicas de São Paulo.
Com forte atuação na humanização hospitalar e na formação cultural, a Jamim se destaca pela sensibilidade de suas ações e pela inclusão de múltiplos públicos. A proposta do curso em Santos é expandir esse impacto, formando novos narradores e estimulando práticas de cuidado por meio da arte.
SERVIÇO
Curso: Narração de Histórias – Contos que Curam
Datas: 4, 11, 18 e 25 de setembro de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49 – Vila Nova – Santos
Gratuito | Vagas limitadas | Inscrições obrigatórias
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKjEb5BXUB47GC3PzV2VJzLbI2jQ5-P_c5bKW0EvbWG3iBKA/viewform
Realização: ProAC ICMS e Jamim Cultural
Apoio: Casa de Cultura de Santos e Governo do Estado de São Paulo
Sobre o projeto “Contos e Cantos que Encantam” – Jamim Cultural
O projeto Contos e Cantos que Encantam nasceu do desejo de transformar o ambiente hospitalar em um espaço de vínculo, memória e acolhimento. A iniciativa leva música e histórias a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, despertando o que há de mais humano mesmo nos dias mais difíceis.
Ao final de 2022, com o encerramento das atividades da associação Arte Despertar, a Jamim Cultural assumiu o projeto. À frente da organização está Edna Muniz, empresária social que trocou os eventos médicos e o mundo corporativo por uma missão com propósito: usar a arte para transformar relações. Desde então, a Jamim tem ampliado o alcance da iniciativa, com atuação em hospitais públicos da capital paulista — inclusive em UTIs e unidades de alta complexidade.
A abordagem sensível das ações abriu portas até nos setores mais restritos. Hoje, Contos e Cantos que Encantam é reconhecido por equipes de saúde como um aliado no cuidado integral. O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pode ser apoiado por pessoas físicas e jurídicas por meio de renúncia fiscal.
Sobre Débora Kikuti
Arte-educadora, narradora de histórias, psicóloga clínica e facilitadora em Arte Integrativa, com mais de 30 anos de experiência em narração oral e 15 dedicados à atuação em contextos de saúde. Coordena cursos, workshops e palestras sobre narração de histórias e desenvolvimento pessoal. Desde 2012, atua como formadora no Projeto de Cultura e Extensão MadAlegria da Faculdade de Medicina da USP.
É autora do livro As 7 benzedeiras e suas histórias (premiado pelo ProAC em 2011) e coautora de Contação de histórias – Poéticas e Interfaces (Ed. SESC). Suas ações já envolveram instituições como SESC, SENAC, Arte Despertar, FMUSP, Secretaria de Cultura e Saúde e bibliotecas municipais.
Sobre Kelly Jardim
Atriz, arte-educadora, historiadora e performer com sólida formação e trajetória de mais de 18 anos em narrativas expressivas. Formada em Arte Dramática pela USP, historiadora pela mesma universidade e pós-graduada em Arteterapia pela UNIP, atuou como arte-educadora e facilitadora na Arte Despertar (2009–2022), desenvolvendo projetos em hospitais e contextos culturais sensíveis.
Além disso, leciona História na rede pública estadual de SP e acumula mais de 20 anos de experiência em educação e arte por meio de técnicas teatrais, como atriz, diretora, dramaturga e performer. Com uma atuação pautada na escuta empática e na corporalidade expressiva, traz para suas práticas a proposta de despertar emoções, autoconhecimento e empoderamento através da narrativa, como exemplificado em diversas formações como o curso “Contos que Curam”.
Contatos para entrevistas e informações
Comunicare – Assessoria de Imprensa
Bruno Neves – bruno@comunicareonline.com.br
Vivi Teixeira – vivian@comunicareonline.com.br
_____________________________________