CULTURA

Aproximação dos mais jovens com a história é destaque na Semana do Patrimônio de Santos

Evento movimenta a cidade com o objetivo de chamar a atenção sobre a defesa do patrimônio público

14/08/2025 - quinta às 16h53

Aproximar a nova geração da história e da memória da Cidade para a preservação do patrimônio foi um dos desafios colocados no painel Imagens e Narrativas do Patrimônio, nesta quinta-feira (dia 14), na Associação Comercial de Santos, dentro da 1ª Semana do Patrimônio de Santos.

Segundo o presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Leonardo Delfino, a aproximação pode ser feita por meio da tecnologia. "Um dos nossos projetos é digitalizar os arquivos públicos e dar o acesso ao munícipe e aos pesquisadores na palma da mão por meio de aplicativo".

Outro participante do painel foi o pesquisador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sérgio Willians, que defendeu a importância da memória para a nossa identidade. "Um prédio precisa ser preservado não só pela arquitetura mas também porque conta uma parte da história da Cidade".

EVENTO

Com palestras, mesas de debates e outras atividades, a Semana se encerra nesta sexta-feira (dia 15) com passeio guiado no Centro Histórico às 10h (atividade com vagas limitadas), mesa de debate às 14h sobre Políticas públicas de fomento nas três esferas de governo e palestra Recursos e Incentivos Financeiros, às 16h, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137). Informações e inscrições em bit.ly/patrimonioSantos.

A promoção é da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural de Santos (Sepasa), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e da Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil da Associação Comercial de Santos.