NOVA AVENIDA

Prefeitura de Cubatão assina ordem de serviço para início das obras na Vila dos Pescadores

Assinatura aconteceu nesta quarta (13). Obras fazem parte da urbanização do bairro

14/08/2025 - quinta às 06h00

O prefeito de Cubatão César Nascimento assinou nesta quarta-feira (13) a ordem de serviço (OS) que libera o início das obras da Nova Avenida Ferroviária, na Vila dos Pescadores. A intervenção começa na passagem de nível, também conhecida como 'Frentona', seguindo até a Rua Coronel Vilar, perto do novo viaduto, e integra o processo de urbanização do bairro, modificando por completo a localidade e a vida da comunidade. O ato de assinatura da OS aconteceu pela manhã, justamente no início da Av. Ferroviária.


"Quem ganha é a população. Por isso estamos aqui, autorizando o início dessa obra que irá beneficiar toda a comunidade da Vila dos Pescadores, permitindo a funcionalidade do novo viaduto e maior mobilidade urbana para os cerca de 9 mil moradores do bairro", disse o prefeito César, momentos antes de assinar a OS, junto com os engenheiros Marcos Quarterolli, secretário de Obras e Planejamento Urbano, e Jhordan Cerqueira, da TMK Construtora.


A intervenção da Nova Avenida Ferroviária terá 900 metros de extensão, incluindo as embocaduras, iniciando no ponto em que termina o pavimento executado no escopo das obras do viaduto. Na Nova Avenida, todo pavimento sextavado existente será removido e substituído por asfalto. Envolve 7.200 m² de pavimentação asfáltica, 1.800 metros lineares de guias e sarjetas, além de 2.700 m² de calçadas. Para a drenagem, serão utilizados 700 metros lineares de tubos, com aberturas de caixas e 40 bocas de lobo com tampas no perímetro. O investimento é de cerca de R$11,6 milhões e o prazo para execução é de 10 meses.


"Adianto que o contrato contempla também a Rua Santa Júlia, já entrada da Vila, com a realização dos mesmos serviços. Nesse trecho, a extensão prevista é de 500 metros, outro antigo anseio dos moradores", esclareceu o prefeito.


O secretário de Obras destacou que as melhorias contemplam a necessidade de adequação viária da localidade. "As obras irão viabilizar o acesso de veículos  por dentro do bairro, permitindo a circulação dos ônibus do transporte público municipal, o que hoje não é possível", esclareceu.


Representando a Câmara Municipal, estavam os vereadores Edson Mota, Daniel Barbosa de Assis (Xuxa), Marcos Roberto (Tinho), Alessandro Oliveira, Ronaldo da Comissão e Joemerson Aves de Souza (Cléber do Cavaco). Este, falando em nome do grupo, agradeceu aos nobres pares pela presença, dizendo que, de fato, foi importante o empenho de todos em prol dessa causa, esperada há décadas pela população local. "Acreditamos e entramos nessa luta junto com a comunidade, pois a gente sabe o quanto ela anseia por esse tipo de melhoria no bairro. É a realização de um sonho aguardado há quarenta anos", enfatizou o parlamentar.


Também prestigiaram o ato de assinatura os secretários Cláudio Barazal (Comunicação Social), Elmo Ferreira (Manutenção Urbana), Jaque Barbosa (Mulher e Direitos Humanos), os secretários-adjuntos Donizete Nascimento (Cultura), Sebastião Ribeiro Zumbi (Finanças), André Lima (Habitação) e Lindomar Nascimento (Obras).


Um dos grandes projetos urbanísticos, habitacionais e sociais de Cubatão, a urbanização da Vila dos Pescadores inclui a construção de unidades habitacionais e demais equipamentos. Mas antes disso, toda infraestrutura viária está sendo disponibilizada, com o novo viaduto de 375 metros de extensão, já finalizado, e agora, a reformulação da Avenida Ferroviária.


Urbanização da Vila dos Pescadores – A Vila dos Pescadores é uma comunidade situada entre a estrada (Via Anchieta) e o Rio Casqueiro, e possui cerca de 9 mil habitantes, de acordo com o último levantamento  feito pela Prefeitura. "A urbanização deste bairro é um momento histórico para Cubatão", afirma o prefeito César Nascimento, que complementa: "A novidade do projeto está por conta da construção de 80 casas flutuantes. É o primeiro conjunto de casas flutuantes voltado para moradias de interesse social no Brasil".


O projeto de urbanização da Vila dos Pescadores, em Cubatão, possui conceito urbanístico amplo. Obras de infraestrutura, construção de moradias de interesse social dividida em duas etapas, totalizando 1.329 unidades habitacionais, e a criação de cerca de 817 lotes urbanizados com casas modelo; implantação de equipamentos públicos essenciais, como escola, praças, unidade de Saúde, de Assistência Social e áreas de lazer. As obras de infraestrutura geral do bairro já iniciaram e contemplam mobilidade urbana com abertura de ruas e avenidas, vagas de estacionamento, ciclovia, avenida perimetral ecológica, além de obras de drenagem, fornecimento de água, coleta de esgoto, eletricidade.


Já as casas flutuantes, quando terminadas, serão destinadas aos pescadores artesanais do bairro, e ainda há previsão de abrigarem restaurante, oficina de barcos, mercado de peixe, equipamento de pesquisa ambiental e voltado para o turismo, lojas, entre outros. Com estrutura de aço naval e madeira ecológica, totalmente sustentáveis, possui ligação especial para fornecimento de água, energia, e coleta e tratamento de esgoto, não poluindo o rio.


Vale lembrar que a Vila dos Pescadores, atualmente isolada pela linha férrea, já tem um viaduto pronto. O equipamento é uma das maiores intervenções viárias da cidade. O elevado possui extensão de 375 metros, com início na Av. Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança. Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, a 'Frentona', cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que atualmente não é possível.


As melhorias, já visíveis no trecho do viaduto, remodelaram toda aquela área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura que valoriza o guará-vermelho, além de mudas de espécies nativas como forma de compensação ambiental, como ipês amarelos, ipês roxos e jerivás.


Os maiores projetos de urbanização da América Latina – Os processos de urbanização da Vila dos Pescadores e também da Vila Esperança são considerados um dos maiores da América Latina, envolvendo quase 40 mil pessoas nos dois núcleos. Na Vila Esperança, além das obras de infraestrutura, os edifícios com 1.016 unidades habitacionais de interesse social estão quase prontos. Abrigarão as famílias que atualmente ocupam as palafitas na Vila Esperança, eliminando de vez as ocupações à beira do mangue. O empreendimento vai contar com áreas de lazer, duas escolas, espaço pet. Uma Via Ecológica Perimetral com 9 quilômetros de extensão vai margear o bairro, criando uma barreira física, evitando assim novas invasões, e trazendo mobilidade urbana margeando o local.