Mourão se empolga com proposta de aeromóvel Praia Grande-São Vicente
Projeto apresentado ao prefeito prevê um trajeto de 13 quilômetros, ligando a Avenida Angelina Pretti da Silva, na Área Continental de São Vicente, ao Terminal Tatico, no Nova Mirim
13/08/2025 - quarta às 03h00Nova ideia
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), conheceu ontem uma proposta para garantir uma integração dos ônibus municipais com o transporte intermunicipal por meio de um novo modal: o aeromóvel. O trajeto ligaria a região do Samambaia até a futura estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Avenida Angelina Pretti da Silva, na Área Continental de São Vicente.
Maquete eletrônica
Durante a reunião, foi apresentada uma maquete eletrônica desse projeto. O chefe do Executivo explicou que o trajeto total de 13 quilômetros poderia ser feito em apenas 12 minutos. O plano prevê duas fases. A primeira, com extensão de 4 quilômetros e apenas uma parada, ligaria São Vicente ao Terminal Tude Bastos, no bairro do Sítio do Campo. Já a segunda, de 9 quilômetros e com 12 locais de embarque e desembarque de passageiros, permitiria levar o aeromóvel até o Terminal Tatico, no bairro Nova Mirim.
Menos poluição
Mourão mencionou que a adoção desse novo sistema provocará uma diminuição na emissão de poluentes, além de melhorar a qualidade do transporte coletivo da população. "O aeromóvel vai agilizar a mobilidade das pessoas, evitando transtornos na implantação com o sistema de transporte normal e com os veículos que passam pela Via Expressa Sul. É um modal que não vai atravancar a Cidade e trará mais agilidade", ressaltou.
Direta e reta
A delegada da Polícia Civil e ex-secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, participou, na manhã de ontem, do Jornal da CBN Santos, da rádio CBN Santos, e foi questionada pelo apresentador Douglas Gonçalves sobre a avaliação dela a respeito do seu sucessor na pasta, Flávio de Brito Júnior. A resposta foi direta: "Um completo retrocesso".
Mundo desigual
Raquel criticou a troca das três integrantes do sexo feminino que ocupavam funções estratégicas na Guarda Civil Municipal (GCM) durante a gestão dela por homens. As mudanças em postos-chave da corporação foram reveladas, em primeira mão, pela coluna no último dia 23. "Parece que, a cada dez passos que se anda para pleitear a igualdade das mulheres em relação ao espaço na sociedade, damos 11 passos para trás", lamentou.
Famoso quem?
A ex-secretária também elogiou a postura e o mandato de alguns vereadores, como Adriano Piemonte (União), Benedito Furtado (PSB) e Zequinha Teixeira (PP). Gonçalves a perguntou sobre o parlamentar Allison Sales (PL), que tinha uma postura muito crítica em relação à atuação dela à frente da pasta. "Quem é Allison Sales? Eu não lembro... Ele faz algo de bom para a Cidade? Tem políticas públicas entregues?", rebateu Raquel, em tom de ironia.
Tarcísio rejeitado
Por 12 votos a 11, a Câmara de Mauá rejeitou ontem a proposta de conceder o título de Cidadão Mauaense ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Durante a sessão, os vereadores fizeram críticas contundentes à gestão do chefe do Executivo paulista, pois os investimentos e ações esperados na Cidade ainda não foram entregues.
Cenário semelhante
Na edição da última segunda-feira, o jornal Diário do Grande ABC publicou uma reportagem sobre o descontentamento dos prefeitos daquela região com as promessas não cumpridas por Tarcísio e com os pleitos que ainda seguem sem respostas, como melhorias na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e entrega de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). Curiosamente, reivindicações semelhantes também estão na pauta da classe política e da população da Baixada Santista.
Luto
Morreu ontem Dalve Negrão, presidente da Sociedade de Melhoramentos do Marapé. Sempre muito atento às demandas da comunidade, ele fazia parte do Conselho Municipal de Saúde desde o início da década de 1990 e também integrou o 2º Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que abrange os bairros do Campo Grande, Encruzilhada, Jabaquara, Marapé, Vila Belmiro e Vila Mathias.
Providências tomadas
Em resposta à decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que determinou a suspensão do chamamento público para a contratação de uma organização social (OS) para gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, em Santos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já recebeu os questionamentos do órgão de fiscalização e prestará os devidos esclarecimentos para que o processo seja retomado.