Samu de Santos capacita agentes comunitários de saúde em primeiros socorros
Casos de engasgo têm ganhado destaque nas redes sociais com o salvamento das vítimas sendo realizado por pessoas que conhecem as técnicas adequadas de socorro
11/08/2025 - segunda às 18h00Fazer com que mais pessoas conheçam as manobras específicas que podem evitar situações dramáticas é um dos objetivos do curso realizado pelo Núcleo de Ensino Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Nep-Samu), ligado à Secretaria de Saúde (SMS).
Nesta segunda-feira (11), a capacitação foi oferecida a agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde que atuam em Santos, na Universidade São Judas (Vila Mathias). Foram contempladas duas turmas, com 40 profissionais cada.
A capacitação foi dada pelas enfermeiras do Samu, Rosângela Marques e Luciana Augusto. Elas abordaram técnicas de primeiros socorros, primeiros socorros psicossociais, conduta na febre, hemorragias, engasgo e convulsões. Foram utilizados bonecos para exemplos práticos entre os presentes.
"Estes agentes estarão em ambiente externo na maioria das vezes, então abordamos situações que podem acontecer durante o período de trabalho, além dos que podem acontecer no ambiente doméstico, onde eles também adentram durante as visitas à população" explicou Rosângela Marques, destacando a necessidade de capacitar e orientar estes colaboradores da Prefeitura.
A enfermeira ressaltou o trabalho dos agentes e a importância que o conhecimento técnico agrega não somente a eles, mas à população que os enxerga também como profissionais da saúde, tornando-os aptos para atender as dúvidas do público.
Luciana Augusto contou sobre a necessidade do controle emocional por parte de quem solicita os serviços do Samu. "O controle emocional é essencial para entendermos a situação e o local de socorro, pois cada minuto conta".
Ela ainda explicou as etapas do atendimento: após o primeiro contato com o telefonista auxiliar de regulação médica, a ligação é transferida para o médico regulador, que faz uma triagem — uma breve entrevista — para entender qual a situação e a gravidade. Neste momento, é de extrema importância transmitir o máximo de detalhes.
Em seguida, o operador de rádio faz a logística e encaminha o veículo apropriado mais próximo do local para o atendimento.
As próximas turmas de agentes serão capacitadas nesta terça-feira (12), no período da manhã e à tarde. Ao todo, aproximadamente 160 agentes serão capacitados, e todos receberão certificado de participação.
O curso do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP – Samu) também é oferecido gratuitamente para instituições, associações ou grupos interessados. O contato pode ser feito por escoladasaude@santos.sp.gov.br ou nep-samu@santos.sp.gov.br.
QUANDO ACIONAR O SAMU (telefone 192 – chamada gratuita)
Problemas cardiorrespiratórios
Situações de intoxicação (produtos químicos, veneno, medicação)
Queimaduras graves - Afogamentos (em conjunto com o Corpo de Bombeiros – 193)
Na ocorrência de maus-tratos (em conjunto com a Polícia Militar - 190)
Trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto
Crises hipertensivas
Acidentes/trauma com vítimas (em conjunto com Bombeiros – 193)
Tentativa de suicídio (em conjunto com PM – 190 ou Bombeiros - 193)
Surtos psiquiátricos (em alguns casos, em conjunto com PM – 190)
Violência sexual/agressão (em conjunto com PM – 190)
Situações de choque elétrico (em conjunto com Bombeiros – 193)
Acidentes com produtos perigosos (com Bombeiros – 193)
BASES DO SAMU DE SANTOS
Boqueirão (Av. Bartolomeu de Gusmão, em frente à Av. Conselheiro Nébias)
Rádio Clube (Praça Jerônimo La Terza s/nº)
Nova Cintra (Av. Santista, 1.308)
Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)
São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)
Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 241)
Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 140)
Ponta da Praia (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
UPA da Zona Leste (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)
Castelo (Complexo Hospitalar da Zona Noroeste - R. Ministro Agamenon Magalhães s/nº).