Mutirão de limpeza da praia em PG: mais de 60 quilos de lixo recolhido em apenas 40 minutos
Em apenas 40 minutos, os voluntários participantes da atividade recolheram de uma curta faixa de areia mais de 60 quilos de lixo.
05/08/2025 - terça às 15h00O resultado final do mutirão de limpeza da praia do Bairro Boqueirão, em Praia Grande, chamou a atenção dos participantes e comprovou que a população precisa definitivamente colaborar com a Prefeitura praia-grandense na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Em apenas 40 minutos, os voluntários participantes da atividade recolheram de uma curta faixa de areia mais de 60 quilos de lixo.
O plástico foi o grande vilão. Diversos itens ligados ao material sintético foram recolhidos. Sacolas garrafas, tampinhas e canudos. Justamente produtos que vão para o mar e colaboram de forma significativa para a mortalidade de animais marinhos. Outro detalhe negativo ficou por conta das inúmeras bitucas de cigarro encontradas.
“O resultado chamou a atenção dos participantes. Foi pouco tempo para a quantidade para uma quantidade considerável de lixo retirado da areia. E o grupo percorreu uma pequena faixa. Isso mostra que a população precisa fazer a sua parte, não jogar lixo na praia e em lugares impróprias e também cooperar com a coleta seletiva”, comentou a bióloga da Sema, Mariane Laurentino.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande organizou o mutirão de limpeza, que ocorreu na quarta-feira (30). A ação integra o projeto ‘Estações do Clima’, formatado pela própria Sema e que criou no Município um calendário ao longo de todo o ano com iniciativas de preservação do meio ambiente. A abordagem educativa busca agregar pessoas de todas as idades.
A atividade contou ainda com a participação de entidades do terceiro setor. A Sema tem buscado incluir diversas frentes atuantes na Cidade na questão ambiental em todas as atividades desenvolvidas seguindo uma filosofia de trabalho em que ‘a união faz a força’. “Nós das Formiguinhas da Praia ficamos felizes em fazer parte desses mutirões e das demais ações. Nosso grupo é referência quando o assunto trabalhar em prol da limpeza das praias. As pessoas precisam entender que cada um deve fazer a sua parte”, disse a fundadora da ONG, Alessandra Campos.
A Aiuka Consultoria em Soluções Ambientais, parceria da Prefeitura de Praia Grande em ações resgate e reabilitação da fauna, também marcou presença no mutirão. “Recebemos o convite da Sema e aceitamos prontamente. Esta é uma ótima oportunidade também para mostrar para as pessoas o trabalho da empresa, o que ela faz e como as pessoas também podem colaborar de alguma forma”, declarou o médico veterinário, Sérgio Trovão Simões, que estava acompanhado do auxiliar veterinário, Marcos Willian de Santana Lima.
A idealizadora da ONG projeto Amarte, unindo amor, mãe e arte, Andrea Araújo de Oliveira, afirmou que já passou da hora das pessoas entenderem a real importância de mudarem de hábitos e atitudes pensando em um mundo mais sustentável. “É preciso que todos entendam que não temos mais espaço para a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais. Na verdade, esse tipo de mutirão de limpeza não deveria acontecer se ninguém jogasse lixo nas praias, por exemplo”.
Condema – Antes do mutirão de limpeza ocorreu mais uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) da Cidade. Durante o encontro, na sede do Conviver Boqueirão, foram debatidos a formatação de novos projetos e iniciativas ligadas que possam gerar uma maior consciência ambiental nas pessoas. O Condema se reúne bimestralmente com atividade aberta ao público.
Subsecretaria de Comunicação Social