PROJETO PET PG

Projeto de microchipagem e cadastro de animais domésticos faz a diferença em PG

Para realizar a microchipagem é preciso  apresentar um documento de identificação com foto e CPF, bem como  trazer o cão em uma guia e o gato em uma caixa de transporte", explica  a médica veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha.

04/08/2025 - segunda às 10h10
'Pet PG Chip' começou no Quietude e estará uma vez por semana nas feiras livres da Cidade - Divulgação

Torcedor do Santos, o aposentado Wilson Roberto dos Santos apelidou o  seu cachorro de Neymar, em homenagem ao craque santista. Com dois  anos, o peludo é seu amigo inseparável. Juntos eles passeiam, correm,  ‘pedalam’. “Ele é meu grude. Meus filhos foram embora de casa, então é  apenas eu, ele e minha esposa. Ele é meu parceiro em tudo, caminhada,  corrida, passeio. Às 6h da manhã ele já está me chamando para sair”,  conta.

E, agora, Neymar também está protegido, pois recebeu um microchip de  identificação, ajudando a localizá-lo em caso de necessidade. Isso foi  possível, pois nesta quinta-feira (31) a dupla esteve na feira livre  do Espaço Alvorada, no Bairro Quietude, e teve acesso ao trailer do  Projeto Pet PG Chip, uma iniciativa inovadora de orientação e  bem-estar animal desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande.

Wilson e seu pet foram atendidos pela equipe da Secretaria de Saúde,  que realizou o cadastro no sistema nacional de animais domésticos  Sinpatinhas (https://sinpatinhas.mma.gov.br), e colocou o microchip em  Neymar. Tudo gratuito. “Eu fiquei sabendo pela minha filha. Como ele  não tinha o microchip e aqui ele receberia de graça, eu trouxe. É  muito bom, pois caso ele se perca, ou se for atropelado, vai ter a  identificação para nos achar”, completa.

Esse foi apenas o início das atividades do Projeto Pet PG Chip, que  levará gratuitamente para os bairros (veja o cronograma abaixo)  microchipagem, cadastro de animais domésticos e orientações sobre  saúde animal, democratizando o acesso a esses serviços para a  população e seus pets. Uma vez por semana, o veículo ficará  estacionado em uma feira livre da Cidade e estará disponível para  atendimento à população. Inicialmente, a iniciativa ficará restrita às  feiras confinadas, podendo ser ampliada para as demais posteriormente.

Uma equipe de veterinárias acompanha o trailer e faz a microchipagem  dos animais. Enquanto isso, o time administrativo efetua o cadastro  dos bichinhos. Durante os atendimentos, também são esclarecidas  dúvidas do público sobre saúde animal e os serviços oferecidos pelo  Munícipio.

“A microchipagem é colocada com uma seringa semelhante a uma vacina, o  microchip é aplicado na região dorsal por meio de uma agulha um pouco  mais grossa que a da vacina. Para realizar a microchipagem é preciso  apresentar um documento de identificação com foto e CPF, bem como  trazer o cão em uma guia e o gato em uma caixa de transporte”, explica  a médica veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha.

Quem também aproveitou para colocar a identificação no seu pet foi a  dona de casa Maria Dolores Arena Thomaz. Ela estava fazendo compras na  feira e ouviu uma pessoa comentando do projeto, o que a fez  imediatamente buscar a pequena Mel de 10 meses para receber o  microchip. “É muito importante, porque se você perder o cachorro em  algum lugar, você pode achar, a pessoa que encontrar ela pode ir num  pet shop, numa clínica veterinária e localizar pelo chip onde eu moro.  Não pode ficar sem”, enfatiza.

A localização é um dos objetivos desse projeto. Além disso, a  microchipagem e o cadastro permitirão também que o poder público  conheça e quantifique os animais existentes no Município, saiba como  eles estão distribuídos no território, quantos estão castrados e  vacinados. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento de políticas  públicas para o bem-estar dos pets praia-grandenses.

“A ideia é tirar os animais da invisibilidade, reunindo dados  essenciais para o planejamento de políticas públicas de bem-estar  animal, como castração, vacinação e ações de enfrentamento ao abandono  e aos maus-tratos. Sem dados, não há política pública, a microchipagem  dos animais de Praia Grande é um passo essencial para garantir que  cada animal seja visto, cuidado e protegido com responsabilidade e  respeito”, destaca a diretora da Divisão de Controle de População  Animal da Sesap, Tissiana Ortiz.

Microchip – O microchip dedicado aos pets é pequeno, do tamanho de um  grão de arroz, implantado sob a pele, na região do dorso. Ele armazena  diversas informações do animal e do seu tutor, possibilitando que os  animais perdidos sejam mais facilmente localizados e devolvidos aos  seus tutores. Além disso, pode auxiliar em casos de abandono,  maus-tratos ou roubo ao facilitar o acesso ao responsável pelo animal.

Essa tecnologia funciona por radiofrequência e é ativada por um leitor  específico, não possuindo bateria nem sistema de rastreamento GPS. Sua  leitura ocorre através de um scanner compatível. Seu trunfo é  armazenar um número único de identificação que é vinculado a um banco  de dados com informações do animal e do tutor, agilizando não só a  devolução de animais perdidos, como o acompanhamento do histórico  vacinal, o controle de zoonoses e o rastreamento em casos de abandono.  O microchip é também um comprovante legal de posse, exigido em viagens  internacionais, além de facilitar os processos de adoção e resgate,  sendo uma ferramenta segura, eficaz e altamente recomendada para  promover a saúde pública e o bem-estar animal.

A leitura do microchip pode ser realizada em qualquer estabelecimento  que possua o leitor, sejam eles clínicas veterinárias, organizações  não-governamentais ou protetores de animais. É possível também acionar  a Divisão de Saúde Ambiental pelos telefones 3496-5275/3496-1413.  Nesse caso, uma equipe irá até o local para fazer a leitura do  microchip e sua identificação.

Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, o  Projeto Pet PG Chip cumpre uma Ordem de Serviço do prefeito Alberto  Mourão no que se refere à proteção e posse responsável dos animais.  “Nossa gestão tem fortalecido esse cuidado, com olhar especial para os  pets, e a partir de agora, vamos percorrer as feiras livres da Cidade  fazendo a microchipagem dos animais, para identificar corretamente  junto ao seu tutor, quantificar e controlar a população animal do  nosso Município”.

Confira onde o trailer do Pet PG Chip vai passar nas próximas semanas:

08/08 – Espaço de Eventos – Vila Sônia
14/08 – Espaço de Eventos – Samambaia
19/08 – Espaço de Eventos – Sítio do Campo
24/08 – Espaço de Eventos – Caiçara
02/09 – Espaço de Eventos – Antártica
12/09 – Espaço de Eventos Xixová – Canto do Forte
20/09 – Espaço de Eventos – Real
27/09 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão

Outras ações – Essa iniciativa é o pontapé inicial de uma série de  ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Praia Grande  voltadas à causa animal. Entre elas está a ampliação das castrações de  cães e gatos e a criação do pronto-atendimento pet.

Serviço de destaque na Cidade é a oferta de cirurgias gratuitas de  castração de cães de gatos. A Sesap prevê um incremento de recursos  neste segundo semestre para essa atividade, proporcionando a expansão  para mais de 2 mil procedimentos previstos em 2025. O serviço deve ser  solicitado nas Unidades de Saúde da Família (Usafa), sendo executado  por clínicas veterinárias credenciadas junto à Administração Municipal  e que estão espalhadas em pontos estratégicos da Cidade.

Para ter acesso à castração, o munícipe deve procurar a Usafa em que  está cadastrado com os seguintes documentos: cartão do posto,  documento do responsável do animal e, em casos de beneficiários de  programas sociais, o número do NIS (Número de Identificação Social).  As informações são encaminhadas para a Sesap, que direciona os dados  dos animais para as clínicas veterinárias credenciadas, buscando  sempre a mais próxima possível da residência do munícipe. Em seguida,  as empresas fazem o contato com o tutor para agendar a data da  castração com a microchipagem.

Quem tiver dúvidas sobre o serviço pode entrar em contato por mensagem  pelo número 3496-1413, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Programa de adoção – A Cidade conta também com um programa de adoção  dos animais que já foram resgatados, castrados, vermifugados e estão  em condições de terem um novo lar. Os animais ficam abrigados na  unidade de Saúde Ambiental do Município, que conta com médico  veterinário para os cuidados dos animais recolhidos e também com  profissionais para realizar a manutenção diária dos animais que  permanecem no local.

Os animais abrigados podem ser vistos no Blog Adoção Animal PG:  http://adocaoanimalpg.blogspot.com. Essa página na internet reúne  fotos e informações dos cães e gatos que se encontram no local à  espera de um novo lar. O blog é atualizado frequentemente e busca  incentivar e agilizar a adoção desses bichinhos.

Para adotar um animalzinho, é necessário ter mais de 18 anos. Os  interessados deverão comparecer à sede da Saúde Ambiental munidos de  RG (original e cópia) e comprovante de residência. O horário de  visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11 às 16  horas. A Saúde Ambiental fica na rua Antônio Cândido da Silva, s/n –  Bairro Vila Sônia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones  3496-5275/3496-1413 ou e-mail pelo zoonoses@praiagrande.sp.gov.br.

-- 
Subsecretaria de Comunicação Social