Curso sobre música e psicologia na obra de John Lennon é destaque em agosto no MIS
Museu da Imagem e do Som também oferece aulas sobre discotecagem digital, composição de trilhas sonoras, dublagem e muito mais
04/08/2025 - segunda às 09h43Mergulhar no processo criativo de John Lennon a partir de fundamentos da musicoterapia e da psicologia: este é o objetivo do curso "Música e psicologia na obra de John Lennon", que o MIS oferece em agosto. Para os fãs de música, há ainda aulas sobre discotecagem digital e composição de trilhas sonoras. E tem mais! Outros destaques de agosto também incluem cursos sobre dublagem, roteiro e composição fotográfica.
Confira, abaixo, todas as opções de cursos do MIS que começam em agosto. Outros detalhes, como valores, datas, duração e descontos, podem ser conferidos no site do Museu: https://mis-sp.org.br/cursos/
Música e psicologia na obra de John Lennon
Curso presencial | 07, 14, 19 e 21 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h
Este curso propõe uma análise aprofundada da obra de John Lennon sob uma perspectiva musical e psicológica. A partir dos fundamentos da musicoterapia e da psicologia analítica, suas canções serão exploradas considerando aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), técnicos (captação, mixagem) e líricos (letra e conteúdo textual). Sempre contextualizando a produção de Lennon em seu cenário cultural e pessoal, o curso convida os alunos a mergulharem nos detalhes de seu processo criativo, oferecendo uma compreensão mais ampla e sensível de sua trajetória artística.
Anatomia de uma história
Curso presencial | 06, 07, 11, 13, 14, 18, 20, 21 e 25 de agosto, segundas, quartas e quintas, das 19h às 22h
Crédito: banco de imagens Freepik
Este curso é projetado para fornecer uma compreensão profunda e prática da técnica de escrever roteiros. Ao longo de nove aulas, os alunos vão explorar desde a estrutura básica das histórias até a análise completa de um filme, passando por elementos essenciais que definem a qualidade e o impacto de um roteiro.
Introdução à discotecagem digital
Curso presencial | 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de agosto, segundas e terças, das 19h às 21h
Crédito: banco de imagens Freepik
O curso tem como objetivo reunir pessoas apaixonadas por música para aprender conceitos introdutórios ao universo da discotecagem digital, desde a história da relação entre música e DJ até a escolha de repertório, narrativa, equipamentos, técnicas de discotecagem digital e mercado de trabalho.
A arte como recusa: desidentificação, improdutividade e antitrabalho
Curso online | 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h
Crédito: Pedro Andrada
Muito se fala que a arte é uma linguagem expressiva, manifestação afirmativa da existência. Praticantes e admiradores frequentemente argumentam que o fazer artístico é, igualmente, uma forma privilegiada de se conectar consigo mesmo, com a natureza e com o outro. A arte como recusa, parte, no entanto, da premissa complementar inversa: procura investigar de que forma a arte opera e se expressa por meio de múltiplas negatividades. As pessoas não só afirmam conexões, não só criam fronteiras, mas também delimitam. Por meio de uma tipologia da recusa, serão feitas ligações entre artistas, movimentos sociais e escritores que fizeram da rejeição ao trabalho alienado capitalista motivo e substrato de sua produção artística.
Introdução à composição de trilhas sonoras para o audiovisual
Curso presencial | 18, 20, 25 e 27 de agosto, segundas e quartas, das 19h às 21h
Crédito: banco de imagens Freepik
O curso apresenta um breve panorama do papel da música no audiovisual, abordando fundamentos e conceitos básicos da relação entre imagem e música. Ao final, os participantes terão a oportunidade de musicar algumas cenas de filmes já existentes, com composições próprias criadas durante o curso ou com músicas já compostas disponíveis em acervos digitais gratuitos.
Enquadramento e composição fotográfica
Curso online | 18, 20, 25 e 27 de agosto e 01 e 03 de setembro, segundas e quartas, das 19h30 às 21h30
Elliott Erwitt – Salto de guarda-chuva – Paris, 1989
O curso visa introduzir as regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Os participantes conhecerão a "regra dos terços", a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos, para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, serão solicitados dois exercícios para que os alunos possam treinar os conceitos mostrados em aula. Também será ministrada a teoria e prática para desobedecer às regras clássicas, experimentando novas possibilidades de olhar. Os participantes entenderão que, para desconstruir uma imagem, primeiramente eles deverão conhecer a construção dela nos métodos clássicos.
Introdução à dublagem
Curso presencial | 26 e 28 de agosto e 02 e 04 de setembro, terças e quintas, das 19h às 21h
Crédito: Rosângela Malimpensa
Este curso oferece uma imersão no universo da dublagem, abordando desde os fundamentos técnicos até a prática em estúdio. Ao longo de quatro encontros, os participantes aprenderão técnicas vocais, marcações e interpretação, com ênfase no estudo de personagens e noções de canto para a dublagem. O curso também aborda técnicas de adaptação e sincronismo labial, fundamentais para um resultado profissional.