Baile na Vila do Teatro celebra a primeira edição do projeto "Do Cordel ao Hip-Hop"
Evento encerra as atividades do projeto, que contou com oficinas de xilogravura e poesia, vivências do break, batalhas de rima e intervenção de grafite.
01/08/2025 - sexta às 06h30Neste sábado, 2 de agosto, a partir das 19h, na Vila do Teatro, em Santos, acontece o "Baile do Cordel ao Hip-Hop", celebração de encerramento da primeira edição do projeto Do Cordel ao Hip-Hop, que aconteceu entre os meses de maio e início de julho deste ano, em espaços de cultura, educação, convivência e resistência de seis dos nove municípios da Baixada Santista: Guarujá, Cubatão, Santos, Itanhaém, São Vicente e Praia Grande.
O evento faz um apanhado, em grande estilo, de todo o processo de construção do projeto até sua realização, que contou com oficinas, rodas de conversa, vivências, intervenções e parcerias com coletivos locais — contabilizando um público de mais de 200 participantes nas atividades presenciais e um alcance de aproximadamente mil interações por postagem nas redes sociais.
"Compartilhar este projeto com o público, sobretudo jovens, é gratificante e um dever histórico de trazer à tona como duas culturas populares distintas podem se confluir sem fronteiras, sejam elas territoriais ou linguísticas. Para nós, povo preto e periférico, acima de uma escolha é uma necessidade se reinventar com movimento, e fortalecer com respeito saberes que vieram antes de mim", explica a professora de História, arte-educadora e realizadora cultural Helicleia Ribeiro, idealizadora do projeto.
A iniciativa foi realizada com o aporte da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo (por meio do edital de fortalecimento à cultura hip-hop), possibilitando a contratação de mais de 30 profissionais, entre artistas e equipe de produção.
A programação celebra a diversidade de ritmos, expressões e identidades, evidenciando as manifestações artísticas e talentos oriundos das periferias do Sudeste e Nordeste do Brasil, constituídas, em sua maioria, por pessoas negras. Rappers, MCs, DJs, grafiteiros e demais articuladores do hip-hop contracenam com suas próprias realidades, em uma batalha constante entre a poesia e a sobrevivência, reverberando o som do silêncio, do caos urbano e das batidas do coração.
A noite começa às 19h, com a Batalha de Conhecimento – Do Cordel ao Hip-Hop, reunindo os 16 MCs finalistas das seletivas realizadas nas cidades contempladas pelo projeto, e segue madrugada adentro com discotecagens, shows e intervenções artísticas, celebrando a palavra falada e cantada como expressão política, cultural e ancestral.
Entre as atrações estão DJ Profana, DJ Allure Dayo, MC Rosana Reis, MC Neguinha Braba e Tulipa Negra, além de uma roda com ritmos da cultura popular nordestina, comandada pelo Mestre Deivson Santana e convidados. Um encontro entre as quebradas, a tradição e a rua, ao som do improviso, da batida e da resistência.
A Vila do Teatro fica na Praça dos Andradas, 35 – Centro, ao lado do Terminal Valongo e da Rodoviária de Santos. Mais informações sobre o evento e a programação completa em: https://www.instagram.com/do_cordel_ao_hiphop.