Ação Social no CREAS Leva Cuidado e Esperança às Pessoas em Situação de Rua
Na manhã da última quarta-feira, 23, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Mongaguá promoveu uma ação social voltada especialmente para pessoas em situação de rua
29/07/2025 - terça às 08h30Organizada pela secretaria de Assistência Social, a iniciativa contou com equipe de abordagem social, que ofereceu um momento de acolhimento e cuidado.
Durante a ação, os participantes puderam usufruir de café da manhã, banho, corte de cabelo e a distribuição de roupas limpas — um gesto simples, mas carregado de significado para quem enfrenta diariamente os desafios da vulnerabilidade social.
"Uma ação para mostrar que a vida pode, sim, recomeçar. Assim como um corte de cabelo transforma o visual, o cuidado e o acolhimento renovam a esperança. Banho, roupas limpas, atenção e escuta: pequenos gestos que inspiram grandes mudanças e reacendem a vontade de seguir em frente", destacou Renata Louzada, Secretária de Assistência Social do município.
O evento, que atendeu 15 pessoas, se diferencia dentro da rotina da equipe como uma ampliação do já conhecido "dia de banho", ofertado três vezes por semana, quando o CREAS oferece a possibilidade de higiene pessoal às pessoas em situação de rua. Para os profissionais envolvidos, é também um importante momento de escuta técnica e orientação sobre os direitos garantidos pelas políticas públicas — como acesso à saúde, retirada de documentos e programas de recâmbio.
A ação contou com a parceria voluntária do barbeiro Marcos Lousada, proprietário da Barbearia do Man, no bairro Vera Cruz. A expectativa é que esse tipo de ação passe a acontecer pelo menos duas vezes por mês. Na próxima quarta já está marcada nova ação, desta vez com a parceria de manicure para tratamento de pé e mão. Outras secretarias, como a da Saúde, já participam, por exemplo, com campanhas de vacinação.
O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de abordagem do CREAS realiza, em média, 75 atendimentos semanais. A secretária lembrou ainda que o trabalho no CREAS e nos outros postos da Assistência Social vai além da oferta de serviços. É sobre escuta, respeito, fortalecimento de vínculos e reconstrução de trajetórias.
O CREAS, que fica na Rua Adhemar de Barros, 199, no Centro, é uma unidade da política pública de Assistência Social que oferece atendimento especializado a indivíduos e famílias em situação de risco social e pessoal por violação de direitos. Seu público é amplo e abrange desde pessoas em situação de rua até vítimas de maus-tratos, negligência, violência doméstica e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.