A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Prefeitura de Santos fará compra emergencial de cadernos escolares

Mais de um terço das escolas não recebeu esse material no 1º semestre deste ano

28/07/2025 - segunda às 02h00

Ação emergencial
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), autorizou recentemente a Secretaria de Educação (Seduc) a realizar a compra emergencial de cadernos para os estudantes da rede municipal de ensino. A medida será tomada após problemas com o contrato firmado com a fornecedora Círculo de Leitura Gráfica e Editora Ltda., em novembro do ano passado.

Culpa de São Pedro
Segundo a Administração Municipal, 37% das escolas municipais não receberam esse material no primeiro semestre deste ano. Localizada na Capital, a empresa foi notificada pela Seduc e justificou que a produção foi prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram São Paulo, impedindo a entrega completa do material no início do ano letivo.

Lista de compras definidas
Em resposta à coluna, a Prefeitura explicou que serão adquiridos 48.465 cadernos, sendo 13.123 de cartografia com 48 folhas, 2.724 do mesmo tipo, mas com 96 folhas, além de 26.246 do tipo brochurão (de capa dura e 80 folhas) e 6.372 universitários (com espiral, capa dura e 200 folhas).

Ensino público em foco
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) realiza hoje, às 19 horas, na Câmara de São Vicente, a audiência pública para apresentar o projeto de implantação do campus no Município. A unidade será construída na área do antigo Centro de Convenções, no Parque Bitaru.

Local provisório
Já a reunião para discutir a instalação do IFSP, em Santos, está marcada para amanhã, no mesmo horário, no Parque Tecnológico. Situado na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova, o prédio abrigará provisoriamente o campus desta instituição de ensino federal na Cidade.

Fica para depois
A audiência pública de Guarujá ocorrerá somente no dia 8 de agosto, também às 19 horas, na sede do Legislativo. O campus do IFSP na Pérola do Atlântico será instalado no prédio da Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança.

De volta ao jogo
Na última sexta-feira, o PCdoB de Mongaguá realizou a conferência municipal, no formato online, para discutir os rumos da legenda na Cidade e marcar a reorganização da legenda, que estava sem um comando formal desde setembro de 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A comissão provisória da sigla será presidida por Alan Medeiros, tendo Bruno Oliveira como secretário de Organização.

Sacrificando o povo
O presidente da Câmara de Guarujá, Mário Lúcio da Conceição (Cidadania), publicou ontem um vídeo criticando a decisão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) de instalar pedágios nas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Rio-Santos. "Isso é mexer com o bolso do povo. Estamos falando de um dinheiro que a população poderia comprar um leite, um pão, algo para suas famílias. Já não chega a falta de água no nosso Município?", indagou.

Cobrança aos deputados
Conceição, que pretende concorrer à Assembleia Legislativa nas próximas eleições, disse que a Baixada Santista precisa ter deputados para lutar contra essa arbitrariedade e pediu respeito aos moradores da região. Ele sugeriu que o chefe do Executivo paulista reavalie a instalação de pedágios nas rodovias locais, assim como fez recentemente em relação às estradas do Circuito das Águas.