São Vicente apresenta Coop Clima para busca de parcerias junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas
Reunião ocorreu no campus da USP, na sexta (18)
22/07/2025 - terça às 18h31O combate às mudanças climáticas e o desenvolvimento ambiental de São Vicente avançaram mais um passo. Em uma reunião realizada na sexta-feira (18), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), localizado no campus da USP, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) apresentaram aos pesquisadores da renomada instituição o projeto Coop Clima, que trata da justiça climática e discute formas de combater as desigualdades sociais provocadas pelos efeitos das mudanças no clima.
O projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas para a tomada de decisão territorial baseada em evidências científicas e comunitárias. Para isso, propõe a integração entre pesquisa científica e gestão pública, com foco na elaboração de um plano de ação climática, na formulação de políticas municipais e no fomento à produção de pesquisas acadêmicas sobre o tema.
Estiveram presentes no encontro a coordenadora geral do Coop Clima, Profª Dra. Sylmara Gonçalves; representantes da Universidade de São Paulo (USP) e do IPEN; da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do secretário adjunto e coordenador do projeto, Mario Bueno; e da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), representada pela secretária Talita Correa e pelo secretário adjunto Alexei Gomes.
Após a apresentação do Coop Clima, os participantes puderam conhecer os laboratórios da USP voltados ao processamento de polímeros e à pesquisa sobre microplásticos, que contam com equipamentos de alta tecnologia, capazes de detectar partículas de até 50 nanômetros, unidade de medida equivalente a um bilionésimo de metro.
A coordenadora geral do projeto, Profª. Dra. Sylmara Dias, enaltece a parceria. "A visita ao IPEN, no contexto do projeto Coop Clima, abre uma oportunidade incrível de agregar parceiros. O IPEN conta com pesquisadores e laboratórios de excelência, com destaque à altíssima capacidade técnico-científica sobre poluição de água e solo. Saímos todos animados com possibilidades de projetos em comum no Município de São Vi".
Mario Bueno destaca a importância da reunião. "Ter um parceiro que atua num nível de qualidade em suas produções, recursos humanos de altíssimo nível e um parque tecnológico como o IPEN, alavancaria descobertas incríveis para o projeto, com possibilidade de resultados da mais alta qualidade".