São Vicente sai da penúltima posição e atinge 5.º lugar no ranking de alfabetização
Adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em junho de 2023, colaborou significativamente para tais avanços
19/07/2025 - sábado às 11h33A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), comemora os significativos avanços nos índices de alfabetização nas unidades educacionais da rede municipal. Nos últimos quatro anos, a Cidade subiu da oitava para a quinta posição no ranking geral da Baixada Santista em 2024 conforme Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A implementação de iniciativas voltadas ao fortalecimento da alfabetização se dá desde 2021, refletindo em reconhecimento e premiações. Entre as ações, destacam-se a adesão ao Compromisso Nacional de Alfabetização na Idade Certa (CNCA), com formação continuada de professores, infraestrutura, material didático e acompanhamento pedagógico, dentre outras ações.
O Município também implementou o Programa "Alfabetizando", que conta com dez eixos estruturantes, entre os quais o Sistema de Incentivos, Avaliação e Engajamento escola, família e comunidade.
Outra ação importante foi a adesão à Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em regime de colaboração com o governo federal e ao Programa "Alfabetiza Juntos SP", vinculada ao governo do Estado.
As parcerias entre Governo Federal, Estadual e Municipal incluem formação docente, distribuição de material didático complementar, avaliação de fluência leitora, mentoria pedagógica e o monitoramento sistemático das aprendizagens.
"As formações oferecem aos professores novas possibilidades de práticas e estratégias, uma vez que a alfabetização é um pilar da educação", detalhou a secretária de Educação, Michelle Paraguai. "Quando isso se dá dentro do período previsto, nos demais anos escolares o processo acontece de forma mais tranquila, com todas as habilidades adquiridas", completou.
Michelle destaca, ainda, que a pasta da Educação visa contribuir com o trabalho dos professores e, consequentemente, para uma aprendizagem com mais qualidade aos alunos. "São ações em que temos a presença de professoras também de creches, o que é muito importante, pois estimulamos a alfabetização desde a educação infantil, por meio da cultura do escrito e com estímulo à leitura".
O prefeito Kayo Amado destacou que quando se investe, cuida e cria uma identidade na educação, a cidade começa a colher resultados. "Esse é o nosso sonho: ver essa criança lendo e escrevendo na idade certa, crescendo melhor e com mais oportunidade", afirmou o prefeito, ressaltando que a ideia é avançar ainda mais. "Estamos em quinto lugar agora, mas queremos estar em quarto no ano que vem e, depois, 'brigar' na frente, pelas primeiras posições"
Planejamento - A ascensão de São Vicente no ranking da alfabetização está relacionada a uma série de ações planejadas, promovidas de forma simultânea e articulada. Este ano, por exemplo, 12 creches passaram a integrar o projeto-piloto do Programa Cinco Básicos. A proposta visa fortalecer a educação infantil, unindo ciência e pedagogia para reforçar uma verdade simples, mas real: educar desde o berço é preparar o terreno para uma vida escolar mais produtiva. O Programa Cinco Básicos, de educação parental, envolve parceria entre família, educadores e políticas públicas voltadas às futuras gerações. Voltado à primeira infância, oferece suporte aos pais sobre como ajudar a desenvolver esta importante fase inicial das crianças. O movimento promove o desenvolvimento infantil por meio de interações de qualidade entre adultos e crianças, incentivando a prática de cinco princípios fundamentais: amor e controle do estresse; falar e cantar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e brincadeira; e ler e discutir histórias.
Trilhas - Em outra ação deste ano, professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede de São Vicente participaram da Trilha Formativa de Alfabetização, voltada a apoiar docentes e gestores nas reflexões e práticas para a formação de leitores e escritores potentes. Convidados especialistas participam nos módulos "Conceitos de alfabetização e aluno alfabetizado"; "Modalidades organizativas"; "Leitura e escrita, mesmo sem ler e escrever convencionalmente", e "Alfabetização antirracista".
Reconhecimento e premiações - Em 25 de março de 2025, 14 escolas municipais de São Vicente receberam o Prêmio Excelência Educacional, concedido pelo Governo do Estado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A honraria integra o programa Alfabetiza Juntos SP e destaca unidades que superaram metas no Saresp 2024.
As escolas premiadas representam 38,8% da rede municipal, o maior percentual entre os municípios da Baixada Santista, e garantiram apoio financeiro — R$100 por aluno — para fortalecer ações pedagógicas e melhorias estruturais.
Mais iniciativas premiadas e incentivo à inovação
Em dezembro de 2024, a Seduc promoveu o evento Boas Práticas – Alfabetizando, no Lions Clube de São Vicente, valorizando iniciativas criativas e metodologias eficazes na alfabetização. Foram agraciadas 34 professoras, com destaque para:
- "Ludicidade e Ensino Fonológico", de Elisângela Façanha (UE Vila Ema);
- "Antirracismo na Alfabetização", de Rosemeire Franco;
- Projetos com jogos didáticos, música, sustentabilidade e inclusão, enfatizando abordagens que promovem autonomia e diversidade no aprendizado.
Esses projetos contaram com o apoio de instituições parceiras, como o Instituto Motriz e o Programa Formar, que ofereceram formação continuada, análise de dados e acompanhamento pedagógico especializado.
Impacto do programas Alfabetiza Juntos SP
O programa estadual, que tem como meta alcançar 90% das crianças do 2º ano alfabetizadas até 2026, registrou progresso no Estado de São Paulo: a fluência leitora avançou de 34% para 66% entre início e fim de 2024. A adesão de São Vicente a essa política fortaleceu sua rede com recursos financeiros, formação docente e práticas baseadas em evidências.
Próximos passos
Com a quinta colocação no ranking regional, a Seduc reafirma o compromisso com a alfabetização de qualidade e avanços contínuos. A meta agora é consolidar os ganhos, ampliar a participação das escolas nos programas de capacitação, sistematizar o monitoramento das aprendizagens e replicar as metodologias de sucesso.