ESPORTES

São Vicente coleciona medalhas na ginástica rítmica nos Jogos Regionais

Ao som de música eternizada por Chaplin nos cinemas, equipe conquistou duas pratas e um bronze na competição

18/07/2025 - sexta às 16h02

A música "Je cherche après Titine", eternizada no cinema ao fazer o personagem Carlitos de Charlie Chaplin "falar" pela primeira vez no filme Tempos Modernos (1936), voltou a fazer história quase cem anos depois. Dessa vez, a trilha sonora embalou o talento de cinco jovens atletas vicentinas de ginástica rítmica, que, nesta quinta-feira (17), deram um verdadeiro show nos Jogos Regionais, em São Bernado do Campo (SP), trazendo medalhas e orgulho para São Vicente.

Misturando o clássico com o ritmo e a beleza vicentina, as ginastas voltaram da serra com os corações repletos de conquistas e medalhas de prata nas provas de mãos livres e bola, além de um bronze na prova de conjunto, todas na categoria até 14 anos.

A ansiedade do aquecimento deu lugar à leveza, precisão e encanto durante a apresentação, resultando em sorrisos largos quando os nomes de Samya, Maithê, Alice, Luísa e Anna Julya foram chamados para subir ao pódio. No solo da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, o grupo mostrou que, apesar da pouca idade, são gigantes em trabalho, comprometimento e talento.

"Não tem sentimento que explique ser chamada lá na frente. É algo quase mágico. Fiquei muito animada". O depoimento é de Samya Egar, medalhista de prata individual e bronze por equipes, descrevendo a emoção de subir ao pódio pela primeira vez nos Jogos Regionais.

Alice Honorato, de 11 anos, também celebrou. "Me sinto imensamente feliz por ter alcançado este resultado. Minha satisfação vem porque merecemos plenamente esta posição. Nosso esforço foi recompensado, e a nossa ginástica rítmica é digna do terceiro lugar. Esta experiência foi verdadeiramente enriquecedora. Agradeço imensamente". Enquanto Alice falava com a segurança de uma competidora experiente, sua mãe, Heloiza, ainda se emocionava. "É uma sensação de frio na barriga muito grande. Nós, enquanto mães, vendo as filhas se apresentando, torcendo para tudo dar certo. Todas elas estão de parabéns".

Além da sincronia nas apresentações, a harmonia também foi refletida nas palavras da dupla Luísa Salazar e Anna Julya, que resumiram o orgulho da equipe: "Representar a Cidade é uma honra imensa para todo o time".

Para Maithê Tonelli, também de 11 anos, o segredo está no treino diário. "Nos preparamos muito, e conquistar uma medalha é uma profunda realização. Retornar a São Vicente com essa conquista na ginástica rítmica é uma satisfação enorme".

O sentimento das atletas é compartilhado por quem acompanha de perto a trajetória do grupo. A treinadora Erica Menezes destaca: "O sentimento é de dever cumprido. Essas competições são muito importantes para as atletas. Aqui, elas têm a chance de mostrar o talento que têm".

Jogos Regionais 

A 65ª edição dos Jogos Regionais está em andamento. Com sede em São Bernardo do Campo (SP), o evento reúne centenas de atletas de todo o Estado. São Vicente participa da tradicional competição com 120 representantes, entre atletas e comissões técnicas, disputando 11 modalidades esportivas.