Prefeitura de Praia Grande/SP lança campanha para reduzir faltas em consultas e exames
Secretaria de Saúde pede colaboração à população para tornar serviço mais ágil e eficiente
17/07/2025 - quinta às 19h00A Prefeitura de Praia Grande está lançando uma campanha contra o absenteísmo em consultas, exames e procedimentos. Com o nome “Sua Falta Faz Falta para Alguém”, a ação visa conscientizar a população da importância de comparecer aos agendamentos e, quando não for possível, solicitar o cancelamento e dar a oportunidade para outra pessoa.
As faltas prejudicam o acompanhamento em saúde dos pacientes e também impactam negativamente no orçamento do Município, pois geram perda de recursos humanos, materiais e financeiros. Para se ter uma ideia, neste primeiro semestre de 2025 foram registrados mais de 20% de faltas em consultas e exames agendados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Foram mais de 110 mil faltas no período, segundo dados extraídos do sistema de informação municipal Saudetech.
Quando a lupa é direcionada para os agendamentos efetuados pela rede estadual nas unidades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Região, equipamento de maior complexidade, esse número é ainda mais expressivo. Entre março e abril de 2025, o AME Praia Grande, um serviço do Estado situado no Bairro Mirim, registrou 25% de ausências. Na unidade São Vicente, as faltas atingiram mais de 30%. E no caso do AME Santos, foram mais de 40%. Esses números preocupam, pois quando uma pessoa deixa de comparecer ou avisar com antecedência, outra pessoa que precisa de cuidados deixa de ser atendida.
Para reduzir esse absenteísmo e tornar o serviço mais ágil e eficiente, a Sesap e a Subsecretaria de Comunicação (Subcom) desenvolveram a campanha “Sua Falta Faz Falta para Alguém”, com uma série de ações. A primeira é uma ativação nas redes sociais da Prefeitura levando a mensagem de conscientização e a forma que a pessoa pode cancelar o agendamento caso seja necessário. Também estão sendo confeccionados materiais de divulgação para serem distribuídos nas unidades de saúde reforçando a mensagem nas salas de espera. Além disso, já constam no Cartão da Usafa e nas guias de agendamentos informações sobre a importância de comparecer às consultas, exames e procedimentos.
A Secretaria de Saúde recomenda que o munícipe procure sempre comparecer na data e horário marcados. Mas ressalta que, caso a pessoa realmente não possa ir, ela entre em contato, com até 48h de antecedência, com a Central Acolhe PG pelos telefones (ou Whatsapp): 13-3496-5184/13-3496-5187/13-3496-5176.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, todos devem estar engajados para garantir a eficiência do sistema de saúde, incluindo a população. “Os recursos públicos de saúde precisam ser bem cuidados e preservados e essa tarefa é de todos, dos gestores, dos profissionais de saúde e também dos pacientes. Quando o cidadão faz o agendamento da sua consulta ou exame e não comparece, ele desperdiça um recurso público que poderia servir a uma pessoa mais necessitada. Então, não deixe de comparecer e, claro, quando faltar for extremamente necessário, comunique com antecedência para que outra pessoa receba essa vaga. A Saúde é sua, é nossa, é de todos nós”.