Sebrae-SP lança capacitação para setor audiovisual com foco na internacionalização
A Trilha será composta de workshops e mentorias focadas na preparação para o Ventana SUR 2025, ação que reúne diferentes players da indústria audiovisual para fomentar a comercialização e coprodução internacional
16/07/2025 - quarta às 15h09As empresas do setor audiovisual de olho no mercado internacional podem se inscrever na Trilha de Desenvolvimento de Negócios lançada pelo Sebrae-SP, por meio do Crie Audiovisual, durante painel do São Paulo Audiovisual Hub, realizado nesta quinta-feira, 10 de julho, na capital paulista. São 25 vagas disponíveis e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 5 de agosto no link.
A Trilha será composta de workshops e mentorias focadas na preparação para o Ventana SUR 2025, ação que reúne diferentes players da indústria audiovisual para fomentar a comercialização e coprodução internacional, financiamento e distribuição de conteúdo latino-americano de audiovisual. O evento está previsto para ocorrer em Buenos Aires, na Argentina, de 1º a 5 de dezembro.
Durante a capacitação, os participantes receberão orientações sobre o Ventana SUR e outros mercados internacionais, sobre networking estratégico, boas práticas em eventos internacionais, coproduções na América do Sul, estratégias de coprodução global e especificamente o Mapa do Ventana SUR, com discussões sobre salas de mercado, pitch e sessões paralelas. Após os workshops coletivos, cada empresa terá até seis horas de mentorias individuais com especialistas em mercados internacionais de audiovisual.
O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou o grande momento do audiovisual paulista e as ações do Crie Audiovisual durante o SP Audiovisual Hub. "Estamos felizes de fazer parte do grupo de atores que contribuem de alguma forma com os empreendedores. A política pública é essencial, e a boa política pública é a construída em parceria. O audiovisual é um mercado dinâmico e complexo. E quanto mais o empreendedor se preparar para o mercado internacional, melhor", destacou.
Painel
A Trilha de Desenvolvimento de Negócios foi lançada durante o painel "Políticas de internacionalização do audiovisual paulista" que contou com a participação do Diretor-Superintendente do Sebrae-SP; da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton; e da presidente da SPCine, Lyara Oliveira; com moderação de Luiz Toledo, da Filomena Produções.
"Qual o grande problema do Brasil? A gente nunca teve oportunidade de internacionalizar. Apesar da empresa ser madura, é necessário que ela esteja preparada para chegar até lá. Ter o Sebrae como um parceiro na formação, tutoria, podendo dar apoio técnico, é fundamental", afirmou a secretária Marilia Marton.
"Cada vez mais entendemos que o setor audiovisual é um setor global. Hoje, existem oportunidades desde projetos pequenos, curta metragens, documentários menores, de baixo orçamento, até grandes produções, de circularem internacionalmente. O importante é que os profissionais estejam prontos e capacitados para colocar seus trabalhos nesse processo de circulação, independentemente do tamanho do projeto", reforçou Lyara Oliveira, da SPCine.
Nelson Hervey Costa apontou importantes competências que os empreendedores do setor precisam desenvolver quando o tema é internacionalização. Entre eles estão a capacidade de gestão financeira que envolve a elaboração de projetos e organização dentro do prazo de acordo com a capacidade de execução e prestação de contas, conhecimento jurídico para entender como funcionam os direitos autorais e contratos, ações de marketing e networking para construção de parcerias, além de entender o potencial global do projeto.
SP Audiovisual Hub
O Sebrae-SP ofereceu uma série capacitações gratuitas durante o evento, como a palestra "Modelagem de Negócios para o Audiovisual", com Adrien Muselet, diretor de conteúdo da Paris Entretenimento, e a palestra "Direitos e Contratos no Audiovisual", com Raquel Lemos, sócia da Lemos Consultoria e da Artis Cultural.
Também foi realizada uma imersão voltada ao compartilhamento de experiências e boas práticas do setor com a apresentação de histórias de sucesso, como "Lupi & Baduki", com Reynaldo Marchesini, produtor executivo criativo da Flamma; e "Sessão de Terapia", com Roberto D'Avilla, sócio-diretor da Moonshot Pictures.
"O SP Audiovisual Hub é um evento importante porque posiciona a indústria audiovisual paulista em todo Brasil e mostra esse potencial para o mundo. Ao longo da programação, por meio do programa Crie, oferecemos uma imersão com conteúdos e trouxemos especialistas para discutir temas relevantes e que geram muitas dúvidas dos profissionais", afirmou Jenifer Botossi, coordenadora de economia criativa do Sebrae-SP.
imprensa@sebraesp.com.br