Basquete

Conhecendo Mentes: Stephen Curry

Saiba mais sobre a vida do maior arremessador de três pontos da história do basquete.

16/07/2025 - quarta às 18h00
Foto: Divulgação @Golden State Warriors

No dia 14 de março de 1988, nascia Wardell Stephen Curry II na cidade de Akron, Ohio, Estados Unidos. Um menino que sempre esteve inserido no mundo dos esportes, afinal seu pai (Dell Curry) foi jogador da NBA, a maior liga de basquete do mundo, e sua mãe (Sonya Curry) jogava vôlei durante seu tempo universitário. Stephen sempre amou o basquete e acompanhava seu pai nos jogos do Charlotte Hornets.


No ano de 2009, Stephen Curry entrou na NBA, e apesar de ser considerado baixo e franzino para a liga, nesse primeiro ano conseguiu ficar em segundo lugar na votação de “Novato do Ano”. Com o passar dos anos, Curry foi se desenvolvendo cada vez mais e já chamava atenção pelo incrível número de bolas de três que fazia. Na época, esse recurso não era tão utilizado na liga e o armador chamava atenção justamente por ter essa como sua principal característica.  


Com sua constante evolução, Curry foi se tornando um dos rostos da liga e consolidando seu lugar como um dos melhores do mundo. A cada temporada que passava, os outros times começavam a implementar cada vez mais arremessos de três em seus jogos, isso decorrente da grande influência que Stephen tinha na liga. Até que na temporada 2014-2015 recebeu o prêmio de MVP, sendo considerado o melhor jogador de basquete do mundo.


Já em 2016, Curry mudou a história do basquete quando foi eleito novamente o MVP, mas dessa vez de maneira unânime, ou seja, todos os 131 jurados votaram em Stephen como o melhor jogador da liga, algo que nunca aconteceu antes ou depois dessa vez. Quando o assunto é título, Stephen também se sobressai. O armador conseguiu seu primeiro título em 2014-2015, seu segundo título em 2016-2017 e seu terceiro título em 2017-2018.


Após 2019, o Golden State Warriors (time de Stephen) passou por momentos difíceis, com as lesões de Kevin Durant e Klay Thompson, o time viu o fim de sua dinastia e o começo de um processo de reformulação. Após a saída de Durant, a equipe foi eliminada diversas vezes e nunca mais conseguiu o mesmo sucesso de antes. Até o ano de 2022, um ano em que o Golden State não era favorito ao título, e nem mesmo era favorito a chegar na final. Porém, Curry teve para muitos o que foi uma das melhores performances de um jogador em um playoff de NBA. Juntamente a Andrew Wiggins e Jordan Poole, o armador conseguiu levar sua equipe a mais um título e conquistou seu primeiro prêmio de MVP das finais.


Na sua vida pessoal, Stephen é casado com Ayesha Curry e é pai de quatro filhos.