Cubatão

Braskem comemora 67 anos da unidade de Polietileno em Cubatão

Planta pioneira do polo industrial da Baixada Santista segue como referência em eficiência, e compromisso com a sustentabilidade

16/07/2025 - quarta às 12h00

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, celebra, no dia 15 de julho, os 67 anos de operação da sua unidade em Cubatão (SP). Marcante para o desenvolvimento industrial da região, a planta é hoje símbolo de eficiência, segurança e sustentabilidade.

Desde sua criação, a unidade de Cubatão se consolidou como produtora de polietileno, essenciais para diversos setores da economia, como alimentícios, saúde e bens de consumo. Em 2024, a planta produziu mais de 110 mil toneladas de polietileno, reforçando sua relevância no abastecimento da indústria nacional.

Ao longo de mais de seis décadas, a unidade passou por sucessivas modernizações, com foco em eficiência energética, redução de emissões e confiabilidade operacional. Equipamentos estratégicos garantem flexibilidade e segurança à operação, somados a programas robustos de análise do ciclo de vida, alinhados aos principais padrões globais de sustentabilidade.

“A unidade de Cubatão é símbolo da força da indústria química nacional. São 67 anos de história, conquistas e evolução contínua. Mais do que uma planta estratégica, ela representa nosso compromisso com a excelência operacional e com o desenvolvimento sustentável do território onde estamos inseridos”, destaca Luis Antonio Pazin, Diretor Industrial da Braskem São Paulo.

Além da operação industrial, a Braskem intensificou em 2024 sua atuação social no município, beneficiando diretamente 5576 pessoas com projetos voltados à inclusão, educação ambiental e economia circular, entre eles: o Plastitroque, o programa SER+ e o Edital Projetos que Transformam. Essas ações estão alinhadas à estratégia global de ESG da Braskem e reforçam o papel da companhia como agente de transformação nas comunidades vizinhas.

“Por meio de iniciativas como o Plastitroque e dos editais de fomento, promovemos a economia circular e fortalecemos o vínculo com a comunidade, gerando impacto positivo em milhares de pessoas. Com orgulho, seguimos investindo no desenvolvimento social e ambiental de Cubatão”, complementa Pazin. 

Sobre a Braskem


A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.