ENSINO

AMEI Jardim Guaçu, em São Vicente, inaugura sala sensorial para inclusão de crianças com autismo

Iniciativa inédita na rede municipal garante participação plena de alunos neurodivergentes em uma das datas mais tradicionais do calendário escolar

10/07/2025 - quinta às 12h14

A tradicional Festa Junina da AMEI Jardim Guaçu, realizada na última terça-feira (8), foi marcada por uma iniciativa inédita e significativa: a criação de uma Sala Sensorial especialmente para o evento. Pensada como uma ação de inclusão, a sala foi desenvolvida para acolher alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sensibilidade auditiva, permitindo que participassem da festa de forma segura e confortável.

A proposta surgiu diante da percepção de que eventos escolares, embora festivos, podem ser desafiadores para algumas crianças. O excesso de estímulos, como música alta, aglomerações e elementos visuais intensos, pode causar incômodos sensoriais. Por isso, a escola decidiu criar um ambiente mais tranquilo e adaptado, onde os alunos pudessem se regular e se sentir acolhidos durante a comemoração.

O espaço foi cuidadosamente planejado com iluminação suave, sons controlados e atividades sensoriais. Havia brincadeiras com orbeez (bolinhas de gel), água, materiais táteis e um tapete sensorial onde as crianças podiam andar descalças, sentindo diferentes texturas. A proposta era oferecer um refúgio lúdico e terapêutico em meio à agitação da festa.

A idealização do projeto partiu de Stephane, formadora da UACEP e mãe de uma criança com autismo. "Sou mãe atípica, e por isso, o olhar para a inclusão sempre pulsa em mim com força. Quando surgiu a oportunidade de criar uma sala sensorial na nossa escola, imaginei cada detalhe como se fosse para os meus próprios filhos. Pesquisei, criei um tapete sensorial com as próprias mãos e preparei cada cantinho da decoração com muito amor e intenção", explicou.

A inauguração da sala sensorial foi um momento emocionante para todos, especialmente para as famílias. Várias mães e pais relataram pela primeira vez a participação de seus filhos em eventos escolares, algo que antes parecia distante devido às dificuldades sensoriais que algumas crianças enfrentam em ambientes com grandes agitações, como as festas escolares.

Aline Rodrigues, mãe de uma aluna com TEA e TDAH, também participou da festa e relatou como a sala sensorial foi essencial para o bem-estar da filha. "Quando a Stephane contou sobre essa sala sensorial, minha filha quis ir direto pra lá, ela só saiu pra quadrilha e já voltou. Pra ela é um alívio ter essa sala, com menos barulho. E nós, como família, nos sentimos muito bem acolhidos", afirmou.

A criação da Sala Sensorial proporcionou um ambiente mais adequado e acessível para alunos com necessidades específicas. O espaço foi pensado especialmente para crianças com autismo e outras condições sensoriais, oferecendo um local tranquilo onde pudessem se regular, se concentrar e participar das atividades de forma confortável. A iniciativa busca garantir a integração plena de todos os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e respeitoso.