SENAI - SP

SENAI-SP lança trilha de cursos gratuitos em Compliance Digital para fortalecer a indústria

O contexto que a nova oferta do SENAI-SP se posiciona como um diferencial competitivo, tanto para indivíduos quanto para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor industrial

08/07/2025 - terça às 15h00
A trilha de Compliance Digital é composta por quatro cursos, cada um com 4 horas de duração, que abordam as temáticas mais relevantes da área - Divulgação

Atento às crescentes demandas do mercado na área de segurança jurídica, tecnológica e reputacional, o SENAI-SP lança uma nova trilha de aprendizado em Compliance Digital, composta por cursos online, gratuitos e de curta duração, visando capacitar profissionais e empresas.

O Compliance Digital transcende a mera adesão a leis e normas. A temática estabelece como uma função estratégica que envolve a análise proativa de riscos, a implementação de medidas preventivas e a garantia de conformidade com as leis aplicáveis ao uso de tecnologias e dados. É nesse contexto que a nova oferta do SENAI-SP se posiciona como um diferencial competitivo, tanto para indivíduos quanto para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor industrial.

A trilha de Compliance Digital é composta por quatro cursos, cada um com 4 horas de duração, que abordam as temáticas mais relevantes da área:

Impacto no cenário atual

A adoção de uma política de conformidade digital vai muito além de um simples conjunto de códigos de conduta. Ela exige uma revisão periódica e uma integração profunda à estratégia empresarial, envolvendo gestão prática, fiscalização e atualização constante. Os benefícios de se investir em Compliance Digital são redução de riscos jurídicos e financeiros, fortalecimento da imagem institucional, criação de um ambiente tecnológico mais seguro e eficiente e estabelecimento de relacionamentos mais transparentes com fornecedores, clientes e autoridades reguladoras.

No Brasil, a conformidade digital é embasada por diretrizes legais como o Marco Civil da Internet, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor, que visam promover um ambiente digital seguro, ético e competitivo.

Dados recentes da KPMG, rede global de consultoria e auditoria, e da International Data Corporation (IDC) Brasil, mostram a crescente relevância da área: em 2024, 65% das empresas brasileiras já contavam com um setor de compliance, um salto expressivo em comparação aos 40% registrados em 2015. O nível de maturidade dessa área também demonstra avanço, passando de 3,07 em 2021 para 3,09 em 2024 (em uma escala de 1 a 5).

Adicionalmente, 71% das companhias no Brasil utilizam ferramentas automatizadas para implementar e gerenciar seus programas de compliance, e 82% dos colaboradores são alcançados por treinamentos com foco em código de ética e conduta, reforçando a cultura de conformidade.

Diante desse cenário, a trilha de Compliance Digital do SENAI-SP surge como uma ferramenta fundamental para que profissionais e empresas não apenas se adaptem nesse ambiente em constante evolução.

Saiba mais: https://sp.senai.br/unidade/online/compliance-digital  

Sobre o SENAI-SP    

O SENAI-SP tem a missão de impulsionar o aumento da competitividade da indústria por meio de ações de educação profissional, inovação, tecnologia, e empreendedorismo industrial. Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP supera 1 milhão de matrículas anuais, abrangendo desde cursos para a formação inicial profissional até a pós-graduação. São 90 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, além de 78 escolas móveis, que levam soluções customizadas para a indústria. 

A instituição também se destaca na oferta de soluções em inovação e tecnologia, desenvolvendo projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e programas voltados para a melhoria da produtividade e competitividade das empresas. Na área de empreendedorismo, o SENAI-SP promove programas de aceleração de startups, inovação aberta, intraempreendedorismo e fomento à cultura inovadora, atendendo empresas de todos os tamanhos e setores. 

Ana Stella Guisso