FESTEJOS

Festa dos Pescadores celebra fé, cultura caiçara e propõe turismo comunitário em Cubatão

No último domingo, dia 29 de junho, a Vila dos Pescadores, em Cubatão/SP, foi palco da tradicional Festa dos Pescadores, em homenagem a São Pedro e São Paulo, sendo o primeiro o padroeiro dos pescadores

03/07/2025 - quinta às 12h24

Realizado pelo Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC) e pela Capatazia Z-1, o evento contou com atividades religiosas, apresentações musicais, gastronomia típica, passeios de barco e ações educativas e culturais que reforçam o vínculo da população com seu território.


“Estive no evento organizado pelo Instituo ISAC e a experiência foi incrível, em especial pelo envolvimento da comunidade na realização do evento”, contou Rodrigo Dias, Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos.


Mais do que uma celebração popular, a Festa vem se consolidando como uma ferramenta de fortalecimento da identidade caiçara e periférica, e é considerada um passo estratégico para a construção de um futuro projeto de Turismo de Base Comunitária, gerando renda, pertencimento e valorização do modo de vida tradicional.


Programação incluiu caranguejada, música e passeios de barco

A festa teve início ao meio-dia, com barracas de comidas típicas, incluindo a tradicional caranguejada e o inédito prato Barquinha de Siri, kibe artesanal servido com trio de geleias tropicais. Também ocorreu sorteio de brinde para pescadores, distribuição gratuita de mudas de árvores nativas e suculentas, apresentações musicais com artistas locais (como Laice Miller, Batuk Malícia e Jefim Atualizado), procissão e terrestre, a benção dos anzóis (instrumentos de trabalho dos pescadores), encerrando com missa solene na Capela São Pedro e São Paulo.


Durante a tarde, foi possível embarcar em um passeio guiado pelo manguezal, com saídas em horários alternados e custo simbólico de R$ 20,00. 
Carlos Roberto contou como foi participar da Festa dos Pescadores: “A participação nesta festa do Pescador foi um momento muito especial de redescoberta e fortalecimento de tradições tão importantes, fundantes da história desta comunidade, que revelou neste evento sua força na solidariedade e na esperança”.
Nesta oportunidade a APROSES (Assitência e Promoção Exército de Salvação) e moradores venderam produtos típicos das Festas Juninas e as alunas do curso de culinária “Tempero Periférico” tiveram a oportunidade de vender a Barquinha de Siri, prato criado exclusivamente para valorizar identidade caiçara do bairro.


Cultura, fé e futuro sustentável

Com apoio da Prefeitura de Cubatão, da Capela São Pedro e São Paulo, empresas patrocinadoras (MRS Logistica, Edge,  Terracom, VLI e CPEA), e parceiros institucionais (Pronativa, SindPMC Sindipetro-LP, Aflora Serviços Ambientais e RTA Tecnologia Ambiental) a Festa dos Pescadores 2025 reafirma o compromisso da comunidade com a preservação ambiental, a economia solidária e o desenvolvimento com justiça social.


“Além de valorizar o pescador artesanal, o nosso objetivo é mostrar que a periferia tem história, tem força e pode ser protagonista de um novo modelo de turismo, com alma caiçara e respeito ao território”, afirma a presidente do ISAC, Marly Vicente da Silva.