Brasil tem 15º melhor filme do século segundo nova lista do New York Times.
Cidades de Deus foi citada em ótima colocação pelo jornal norte-americano.
27/06/2025 - sexta às 11h10Recentemente, o jornal mais famoso do mundo “The New York Times” publicou em seu site uma lista muito interessante onde elegeu os 100 melhores filmes do século 21. Por toda a credibilidade do jornal, a lista repercutiu no mundo todo e causou polêmicas nas redes sociais. Os responsáveis por ranquear os filmes foram mais de 500 pessoas, entre elas estão famosos cineastas, atores e críticos experientes.
Durante sua formulação, diferentes critérios foram levados em conta, entre eles: qualidade técnica, nostalgia, atuações e, claro, a opinião pessoal dos votantes. O clássico brasileiro “Cidade de Deus” foi eleito o décimo quinto melhor filme do século 21, colocação histórica para um filme sul-americano. O longa dirigido por Fernando Meirelles ficou na frente de diversos clássicos mundiais, alguns deles foram “O Lobo de Wall Street”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e até mesmo “Whiplash”.
Você confere a lista dos 15 melhores filmes abaixo:
1. Parasita (2019)
2. Mulholland Drive (2001)
3. Sangue Negro (2007)
4. Amor à Flor da Pele (2000)
5. Moonlight (2016)
6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
8. Corra! (2017)
9. A Viagem de Chihiro (2001)
10. A Rede Social (2010)
11. Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
12. Zona de Interesse (2023)
13. Filhos da Esperança (2006)
14. Bastardos Inglórios (2009)
15. Cidade de Deus (2003)
Para aqueles que querem reassistir o clássico brasileiro, você confere a sinopse oficial e onde assistir abaixo:
“Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, que permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta não ter fim.” Disponível em: Max, Paramount+, Netflix, Globoplay e Prime Video.