NOVO GOLPE NA PRAÇA

Moradora de Peruíbe cai em golpe que usa assistente virtual do INSS para obter dados pelo Whatsapp

Instituição informa que a atendente virtual Helô não entra em contato via aplicativo

24/03/2022 - quinta às 09h34
Criminosos têm algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade e obterem mais dados - (foto: Freepik)

Golpistas estão se passando por uma suposta central de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e se aproveitando da imagem da Helô, a assistente virtual da instituição, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários por meio de conversas via WhatsApp. Um dos casos ocorreu no bairro Jardim Veneza, em Peruíbe.

Rosângela Aparecida da Costa tem 57 anos e é aposentada. Com o anúncio do governo federal sobre a liberação de um novo saque de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Fundo de Serviço (FGTS) e também da antecipação do 13º salário feito no último dia 17 de março, ela recebeu uma mensagem da assistente pelo aplicativo informando a novidade. Como tinha interesse em resgatar seu FGTS, não percebeu que se tratava de uma fraude.

"A Helô pediu para eu confirmar alguns dados da minha conta e número de cartão, dizendo que se eu não fizesse isso não conseguiria movimentar meu dinheiro. Estava precisando usar e fui confirmando tudo, sem perceber que não era um golpe. Parecia muito real. Até a foto era do INSS.", diz.

Os criminosos têm algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade e obterem mais dados. E tudo isso foi dando ainda mais segurança para a aposentada, que seguiu com a conversa.

Em certo momento, Rosângela recebeu a notificação de um PIX feito da sua poupança e estranhou. Ao entrar no aplicativo, percebeu que várias transferências haviam sido feitas, gerando um prejuízo de mais de R$ 5 mil para ela. O desfalque só não foi maior porque trocou rapidamente a senha de acesso, que era apenas numérica e não por biometria.

"Agora vou ter que usar o dinheiro do meu FGTS para pagar um advogado e tentar recuperar o que foi perdido. Eu já tinha ouvido falar de outros golpes, mas como já estava com isso na cabeça e pela seriedade passada na conversa com a Helô, não percebi. Faz noites que não durmo pensando em como vou conseguir recuperar o que foi perdido e triste por ter que gastar com mais esse problema".

Fique atento
O INSS orienta para que, caso esse tipo de situação aconteça, o ideal é bloquear o contato imediatamente e não fornecer nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. A Helô é um plantão de dúvidas que só pode ser acessada pelo Meu INSS e nunca busca o segurado pelo WhatsApp para conversar.

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada no portal ou também pelo telefone 135.

Em caso de tentativa de golpe, o ideal é fazer uma denúncia para a Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Caso a pessoa tenha sofrido um golpe, é preciso registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar aos órgãos envolvidos, como o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.