Braskem e APM promovem reforma em escola de Cubatão e impactam mais de 700 estudantes
Por meio do Edital Braskem "Projetos que Transformam", a Escola Zenon renovou biblioteca, sala de recursos e auditório, e conquistou reconhecimento como a melhor da cidade
26/05/2025 - segunda às 09h00A Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, em Cubatão (SP), teve três de seus principais espaços pedagógicos totalmente revitalizados com o apoio da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, por meio do Edital Braskem “Projetos que Transformam”. A parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM) viabilizou, em 2023, a reforma da biblioteca e a criação da Sala de Recursos para atendimento de alunos da Educação Especial. Já em 2024, foi a vez do antigo auditório, até então interditado, passar por ampla reestruturação. Ao todo, 734 estudantes foram diretamente beneficiados pelas melhorias.
Antes com pintura desgastada, pisos danificados e mobiliário insuficiente, os espaços passaram a oferecer ambientes modernos, inclusivos e acolhedores. A Sala de Recursos passou a contar com atendimento especializado de psicólogos e psicopedagogos, o que resultou em melhorias no desempenho e na frequência dos alunos. A biblioteca renovada impulsionou a prática da leitura, com mais procura por livros e até a criação de um clube de leitura pelos próprios estudantes. Já o auditório, em fase final de obra, será usado para atividades pedagógicas, apresentações e oficinas.
“Acreditamos que a educação é uma base essencial para o desenvolvimento das comunidades. Por isso, criamos o Edital Braskem Projetos que Transformam com o objetivo de apoiar iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro. Ver os avanços da Escola Zenon reforça o valor dessa parceria com a comunidade de Cubatão”, destaca Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
O impacto das reformas foi reconhecido oficialmente: em 2024, a Escola Zenon foi premiada pela Diretoria de Ensino – Região Santos como a melhor da cidade, com medalhas de ouro pelos índices de frequência e participação dos alunos na Prova Paulista, além de medalha de prata pelo desempenho acadêmico.
A parceria teve início em 2022, quando a Braskem convidou o coordenador pedagógico da unidade a participar do Conselho Consultivo Comunitário. Com a abertura do edital, a APM inscreveu seus projetos e foi contemplada em dois anos consecutivos. Além das reformas, a iniciativa também envolveu oficinas e ações educativas com foco na inclusão.
Hoje, a escola que esteve ameaçada de fechamento em 2019 se tornou um símbolo de reconstrução e valorização do ensino público na região. A parceria entre Braskem, escola e comunidade reforça como o investimento social pode gerar resultados concretos e duradouros na educação.