FISCALIZAÇÃO

Ação da Força Tarefa de Guarujá coíbe invasão em área na Enseada

Foram encontradas 11 estruturas de madeira e lona, sem características de moradia, que foram desmontadas pela equipe

25/05/2025 - domingo às 13h12

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), realizou na última quarta-feira (21), operação para coibir  invasão em uma área na Avenida Manoel Alves de Moraes, no local conhecido como favela Pantanal, na Enseada. Foram encontradas 11 estruturas de madeira e lona, sem características de moradia, que foram desmontadas pela equipe de contenção de novas invasões.

Durante a atividade, que foi executada por meio da diretoria de Força Tarefa, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, foram retirados ainda três caminhões com grande quantidade de lixo e materiais que estavam espalhados pela região. A ação faz parte de um trabalho continuo para garantir a manutenção das áreas de preservação ambiental do Município, coibindo desmatamentos e construções irregulares.

No local foram encontrados oito homens, realizada pesquisa criminal dos mesmos e nada constava contra eles na justiça. Foi oferecido auxílio por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), mas eles recusaram.

Estas áreas são descobertas por meio de rondas preventivas e com o uso de drone. Além dos agentes da Sedecon, o trabalho conta com equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), que auxiliam nas demolições e limpeza dos locais. O Ministério Público, por intermédio da promotoria de Meio Ambiente, acompanha o cumprimento das ações do governo municipal no que tange a garantia da preservação das áreas