EXCLUSIVAS

Ipem-SP lança ferramenta que revela quais postos têm bombas à prova de fraudes

Plataforma inédita permite ao consumidor descobrir, em poucos cliques, onde abastecer com segurança e evitar golpes invisíveis na bomba de combustível.

25/05/2025 - domingo às 12h44

Em uma iniciativa que promete mudar a forma como os paulistas abastecem seus veículos, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) acaba de lançar uma plataforma digital exclusiva para ajudar o consumidor a identificar quais postos possuem bombas de combustível equipadas com tecnologia antifraude.

A nova ferramenta — que já está disponível online — permite localizar os postos mais próximos que utilizam bombas certificadas, capazes de impedir adulterações no volume de combustível exibido no visor. Trata-se de uma resposta direta às chamadas fraudes digitais, um tipo de golpe cada vez mais sofisticado, no qual chips inseridos nas bombas alteram a medição real do combustível entregue. Em casos assim, o motorista pode pagar por 48 litros e receber apenas 40 no tanque.

“Com essa plataforma, damos um passo importante para empoderar o consumidor. Ele poderá escolher onde abastecer com mais segurança e transparência”, afirma com exclusividade o superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson.


Como funciona a nova plataforma do Ipem-SP

Ao acessar a ferramenta, o usuário informa seu município e recebe uma lista atualizada de postos que utilizam bombas compatíveis com os critérios do Regulamento Técnico Metrológico nº 227/2022, do Inmetro — o padrão mais moderno e seguro para o controle de medição de combustível no país.

Essas bombas ainda não são obrigatórias nos postos, o que torna a iniciativa ainda mais relevante para quem quer fugir de surpresas no visor da bomba. Os dados da plataforma são atualizados continuamente, garantindo que o consumidor tenha acesso às informações mais recentes sobre os postos certificados.

“Acreditamos que, à medida que o consumidor optar por abastecer nesses locais, o mercado reagirá de forma voluntária, acelerando a adoção dessa tecnologia”, destaca Guerson.

A nova plataforma pode ser acessada pelo site oficial do Ipem-SP e representa uma tentativa concreta de criar um mercado mais justo, transparente e seguro, tanto para consumidores quanto para os donos de postos que atuam de forma ética.

Vale lembrar que a fiscalização e identificação oficial das bombas é realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto o Ipem-SP oferece ao público o acesso facilitado a essa informação crucial.

Relação de postos na Baixada Santista com a tecnologia:

Peruíbe:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Itanhaém:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Mongaguá:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Praia Grande/SP:
1 - AUTO POSTO DELTA PAQUETA LTDA (AVENIDA DOUTOR ROBERTO DE ALMEIDA VINHAS,  11545)


São Vicente:
1 - AUTO POSTO PARAISO DE SAO VICENTE LTDA (AVENIDA CAPITAO LUIZ HORNEAUX DE MOURA,  809)


Santos:
1 - LINHA UM PRODUTOS DE PETROLEO LTDA (AVENIDA NS DE FATIMA,  635)


Cubatão:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Guarujá:
1 - AUTO POSTO IRMAOS BENTO LTDA (AVENIDA SANTOS DUMONT,  2.611)


Bertioga:
Nenhum posto tem bomba antifraude.

Informações atualizadas em 25 de maio de 2025.