Pesquisa Badra vai avaliar preferência do público em relação aos veículos locais de comunicação
Serão ouvidos no levantamento 2.120 moradores nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão
26/05/2025 - segunda às 00h01“Não se trata de uma pesquisa de audiência, mas, sim, de preferência”. É assim que o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do Instituto Badra, define o levantamento estatístico de dados que será lançado nas ruas da Baixada Santista, ao longo dessa semana.
De acordo com o método estabelecido, não probabilístico por cotas, serão ouvidos um total de 2.120 moradores, respeitando a proporção para gênero, faixa etária, escolaridade, renda e cidade de residência em relação ao universo, ou seja, o contingente populacional das cinco cidades que receberão os entrevistadores. A saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.
Segundo ele, a população estimada é de 1,5 milhão de habitantes. “Quando a gente fala em proporção, quer dizer que a amostra vai respeitar, por exemplo, o fato de que 55% do total é formado por mulheres e 45% por homens. Como a amostra é de 2.120 elementos, serão entrevistadas 1.166 mulheres e 954 homens. Isso vale também para faixa etária, escolaridade e renda, no que pese nessas duas últimas variáveis, se necessário, a aplicação de fator de ponderação”, explica o especialista.
IMPORTÂNCIA
Na opinião de Maurício Juvenal, o consumidor já não estabelece com o mercado uma simples e direta relação de consumo, de compra e venda. “Tudo passou a ser uma grande experiência, ora positiva, ora negativa, mas uma experiência. Como foi, para mim, ouvir aquela notícia? Que ganho de informação ela trouxe? A notícia veiculada esclareceu? Faltou dizer ou explicar mais alguma coisa? O conteúdo é verdadeiro ou fake news?”. O analista diz que a pesquisa busca justamente traduzir em conteúdo como esta experiência vem se dando. Páginas nas redes sociais estão sendo, pela primeira vez, incluídas no levantamento.
Ainda do ponto de vista técnico e metodológico, a equipe da Badra organizou as hipóteses de respostas com base no que é senso comum, mas, também, a partir de pré-testes realizados nas ruas. “Ouvimos inclusive cinco ou seis profissionais do setor, atuantes, de modo a construir as alternativas de respostas, nos discos de pesquisa, com muito equilíbrio e imparcialidade”, destaca Pedro Juvenal, assistente de produção, e que há dois meses se juntou ao quadro de profissionais da Badra.
Ele completa, no entanto, afirmando que é possível que algum veículo ou profissional se sinta excluído ou desprestigiado por não ter seu nome lançado nos discos. Fica a dica: “o resultado da pesquisa é sempre um retrato do apurado nas condições em que ela foi feita e partir da forma que está organizada. Por isso que ler e entender a metodologia, quando do resultado, é sempre muito importante”, afirma Pedro.
MAIOR NOVIDADE
Veículos e profissionais poderão ter acesso – em tempo real - à plataforma de pesquisas da Badra durante a execução do trabalho de campo, de entrevistas e levantamentos de dados. Para isso, basta enviar um e-mail para administrativo@badracomunicacao.com.br e solicitar seu login e senha de acesso.
Segundo Pedro Juvenal, a ideia é dar amplo acesso, com total transparência. “Esse é um desejo antigo, já que a nossa plataforma permite o acompanhamento em tempo real da execução em campo, com os dados já saindo tabulados. Em eleição isso é impossível, por conta das imposições e restrições estabelecidas pela legislação. Essa novidade, no entanto, se transportada para os pleitos eleitorais, vai dar uma ideia para veículos e profissionais sobre como a coisa acontece. Não lembro de ter visto algo semelhante antes. É a Badra sempre inovando”, comenta.