FESTIVAL OCUPACENA: festival de cenas de Cubatão (SP) anuncia selecionados de sua sexta edição
25 trabalhos vindos de artistas, grupos e companhias teatrais de 13 cidades estarão no festival, que acontece entre os dias 23 e 29 de junho, Toda programação é gratuita
24/05/2025 - sábado às 18h00A 6ª edição do FESTIVAL OCUPACENA – Festival de Cenas de Cubatão contará com 25 trabalhos de artistas, grupos e coletivos teatrais de Baixada Santista, Grande São Paulo, interior paulista e também dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ao todo, 13 cidades estarão representadas na programação do evento, que será realizado entre 23 e 29 de junho, de forma gratuita, no Teatro do Kaos (Praça Joaquim Montenegro, n° 34 - Largo do Sapo), em Cubatão (SP).
De caráter não-competitivo, o VI OCUPACENA promove o intercâmbio cultural e o fomento da cena teatral independente. O festival é uma realização do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Fomento CULTSP e coletivo Valsa Pra Lua.
As 25 cenas foram selecionadas por uma equipe formada por três curadoras – a atriz e autora Tati Villela, a atriz, autora e diretora Verônica Gentilin e a atriz Mariana Sousa Nunes.
São elas: "Coveiros" e "Show do Clowndio", do Coletivo É Só Isso (São Paulo-SP); "Lua Branca" e "Sonhos do Rei", da Cia. Contando História (Diadema-SP); "Queda Livre", do Coletivo Payaso Sem Teto (Uberlândia-MG); "Ecos do Silêncio", do Coletivo Catracas (Taboão da Serra-SP); "Manifesto Axiomático", da Cia. Maniatar (Tatuí-SP); "Subindo A Escada", de André Mesmo (Santos-SP); "Nesta", de Flora Bulcão (Rio de Janeiro-RJ); "À Flor da Pele", da Coletiva Uma de Nós (Sorocaba-SP); "Workshop Vila Socó – Daqui de Cima", de Lípari (Cubatão-SP); "O Santo Milagroso" e "Lisístrata – O Voo das Andorinhas", da Cia do Voo de Teatro (Diadema-SP,.
E ainda: "Come Out To Play", de Eleonora Artysenk (Praia Grande-SP); "Olha o Palhaço No Meio da Rua", da Bella Cia (Santos-SP); "Da Sinestesia Ao Que Se Fez e Se Refez", de Andreza Aguida & Joelson Lima (São Paulo-SP); Enclownsurados – Uma Travessia ao Caos", da Cia Teatro Vinho & Alma (São Vicente-SP); "O Nascimento", da Cia ArteAr (Diadema-SP); "Wilsinho Nota 10" de Aleandro da Hora (Campinas-SP); "Passagem – Uma Cena de Teseu", da Uma Trupe de Passagem (São Vicente-SP); "O Grande Jogo", de Lucas Fabrício (Nova Lima-MG); "Sou Palavrapele Num Corpoema", de Rayane ZaLi (São Paulo-SP); "A Vaca SurreArtista", d'O Bando Manacá (Cubatão-SP); "Praga", do Teatro de Contágio (São Paulo-SP); e "Eu, Migo e Meu Umbigo", d'Um Bando Pero No Mucho (Santos-SP).
Premiação
Cada cena selecionada receberá um prêmio de R$ 1 mil e um troféu de participação, com uma ajuda de custo adicional de R$ 800 para os participantes selecionados além da região de 80km da cidade sede do festival.
O VI OCUPACENA também contará com uma feira criativa, aberta a linguagens como fotografia, artesanato, adereços e artes visuais, além da área de gastronomia, contemplando empreendedores e entidades. Os selecionados são: Camila Aparecida de Oliveira Santos, Dyego Gosta, Elizete Rosa, Emanuela Bispo dos Santos, Giane Lima Delfim, Maithe Moraes Garcia da Fonseca, Matheus Gomes Vasco da Silva, Priscila Roberta Zitelli Dassie, Silvia Helena Cupertino Adão e a Associação Sociocultural e Educacional Zabelê.
Mais sobre o Festival
O FESTIVAL OCUPACENA foi criado em 2017 de forma independente pelo Coletivo Valsa Pra Lua, em parceria com o Coletivo 302, ambos de Cubatão (SP), com o propósito de retomar o contato da população da cidade com os festivais e mostras teatrais, após três anos sem qualquer evento do gênero.
Em cinco edições já realizadas, quatro de forma presencial e uma online, devido à pandemia da Covid-19, já recebeu nomes como a Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua, Ricardo Oliveira, Miriam Vieira, Priscila Ribeiro, Sandy Andrade, Verônica Gentilin, Laura Lavorato, e a Cia. Los Puercos, entre outros.
Espetáculos adultos e infanto-juvenis de grupos de Cubatão, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Bertioga, São Paulo (SP) e Paraty (RJ) já integraram o festival, hoje reconhecido pela classe artística da Baixada Santista e de todo o estado de São Paulo.