ESPORTE

Palmeiras x Flamengo: uruguaios são os estrangeiros que mais cresceram no Brasileiro desde 2016

Com crescimento de 350% em uma década, jogadores uruguaios ganham protagonismo no Brasileirão. Destaque para Arrascaeta, De La Cruz e Facundo Torres, referências em Palmeiras e Flamengo

25/05/2025 - domingo às 18h00

Jogadores uruguaios são os estrangeiros que mais ganharam espaço no Campeonato Brasileiro nos últimos dez anos, foi o que descobriu levantamento do Bolavip Brasil. Palmeiras e Flamengo, que disputaram neste domingo (25/5) o principal clássico da rodada, possuem somados sete jogadores da nacionalidade no elenco e ilustram perfeitamente o momento de valorização que os atletas do Uruguai vivem nos gramados do Brasil.

Presença cresceu 350% em dez anos

De 2016 para cá, os jogadores uruguaios invadiram o Campeonato Brasileiro. Eles eram seis na ocasião, bem atrás da quantidade de argentinos (27) e colombianos (12). Na edição atual das Série A, o número de atletas nascidos no Uruguai é 27, o que torna o país o segundo maior exportador de jogadores para o Brasileirão, atrás apenas da Argentina, que soma 47.

Mas em termos de crescimento absoluto e percentual, os jogadores uruguaios são os que mais se destacam na comparação com outros estrangeiros. Eles são mais 21 na quantidade de jogadores, o que representa um salto de 350%. Os argentinos aumentaram em 20 e cresceram 74%.

Uruguaios de Flamengo e Palmeiras se destacam

Arrascaeta, do Flamengo, começou a rodada do fim de semana como um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 7 gols. Camisa 10 do rubro-negro e jogador com mais títulos conquistados pelo clube em toda a história, ele é atualmente o uruguaio de maior destaque no futebol brasileiro. No sistema de notas do site Sofascore, ele aparece com a melhor avaliação entre todos os jogadores do Brasileirão até o momento: 8,3.

Mas não é o único. O estrangeiro com o maior valor de mercado em atuação no Brasil hoje é o uruguaio De La Cruz, também do Flamengo. De acordo com o site especializado Transfermarkt, ele vale 18 milhões de euros. O segundo mais valioso é o colombiano Arias, do Fluminense, estimado em 16 milhões de euros.

Facundo Torres, do Palmeiras, é atualmente o jogador de linha do alviverde que mais atuou em 2025, empatado com Estêvão. São cinco gols e três assistências em 28 partidas. Além disso, ele foi um dos destaques da última janela de transferências, sendo a quinta transferência mais cara: ele custou 11,5 milhões de euros para o Palmeiras tirá-lo do Orlando City, dos Estados Unidos.

Vale frisar, o jogador estrangeiro mais caro contratado nesta última janela, o terceiro contando também com brasileiros, foi um uruguaio: Santiago Rodríguez estava no New York City (EUA) e custou 14,3 milhões de euros ao Botafogo.

Os países estrangeiros com mais jogadores no Campeonato Brasileiro:

1 - Argentina: 47 jogadores (75% de aumento em dez anos)

2 - Uruguai: 27 jogadores (350% de aumento em dez anos)

3 - Colômbia: 15 jogadores (25% de aumento em dez anos)

4 - Paraguai: 12 jogadores (71% de aumento em dez anos)

5 - Equador: 7 jogadores (75% de aumento em dez anos)