POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Secretário desmente rumores sobre fechamento de serviço na área da Saúde

Possível encerramento da Central de Curativos da ZN foi questionado na sessão de ontem da Câmara de Santos. O titular da pasta, Fábio Lopez, agiu rápido para encerrar a polêmica

23/05/2025 - sexta às 03h00

Sinal amarelo
Na sessão de ontem da Câmara de Santos, os vereadores Sérgio Santana (PL) e Zequinha Teixeira (PP) apresentaram requerimentos com questionamentos à Prefeitura a respeito do suposto encerramento das atividades da Central de Curativos da Zona Noroeste a partir do dia 1º de junho. Trata-se de um serviço essencial para o tratamento de feridas e lesões, que contribui para reduzir a sobrecarga de pacientes nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e policlínicas. 

Tolerância zero
Durante os trabalhos legislativos, o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, foi questionado por alguns parlamentares sobre o assunto e, de imediato, negou qualquer possibilidade de fechamento da unidade. O titular da pasta afirmou já ter identificado a origem da informação que gerou essa polêmica e que iria acionar a Polícia Civil e o Ministério Público para responsabilizar os responsáveis por disseminar informações falsas. 

Preocupação constante
Nos anos de 2022 e 2023, requerimentos com indagações sobre o possível fechamento da Central de Curativos foram protocolados na Casa de Leis. O mais recente, elaborado no início de abril pela parlamentar Débora Camilo (PSOL), mencionava que a unidade já tinha sido alvo de apontamentos do Ministério Público de São Paulo (MPSP), pois a equipe era formada exclusivamente por enfermeiros contratados de forma emergencial. 

Troca por estatutários
Conforme apurado pela coluna, os contratos desses profissionais não podem mais ser renovados por orientação do MPSP, uma vez que há um concurso público vigente para a função. Portanto, não há justificativa legal para a permanência desses trabalhadores, que devem ser substituídos por servidores estatutários. 

Homenagens
Os vereadores de Santos aprovaram ontem a concessão de uma placa comemorativa pelos 50 anos do Grupo Mendes, completados ontem. A empresa foi fundada pelo empresário e ex-cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes (falecido em 2017). O Legislativo também foi favorável à entrega da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas à Celeste Mendes, viúva de Armênio. 

Posicionamento isolado
Somente Débora Camilo (PSOL) foi contra a aprovação dessas matérias, ambas propostas pelo vereador Sérgio Santana (PL). 

Choque de realidade
O Palácio das Artes, em Praia Grande, recebeu ontem o 13º encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O presidente do órgão de fiscalização, Antônio Roque Citadini, participou da atividade e destacou que o País possui bons administradores e que é preciso prestigiar as boas práticas. "Hoje, a realidade é que o sonho dos prefeitos não bate com o dinheiro que eles têm em caixa, pois não há recursos para atender às demandas. Esse é um evento que nós discutimos os problemas e tentamos auxiliar os gestores com as soluções", destacou.

Mimos
O integrante do TCESP recebeu das mãos do secretário municipal de Governo e ex-deputado estadual, Cássio Navarro, uma placa comemorativa em reconhecimento à trajetória pública. Ele também ganhou do prefeito em exercício, Rodrigo Santana, o Rodrigão do Vôlei (PSD), uma camisa do time de vôlei masculino da Cidade, e outra do Corinthians Instituto R9 de Futebol para Amputados, entregue por Wagner Francisco de Assis, goleiro da seleção brasileira de amputados. 

Ouvindo as bases
Humberto Tomé, um dos assessores mais próximos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), participará hoje, às 19 horas, de uma reunião, em Santos, com lideranças de movimentos sociais, dos trabalhadores do setor e representantes da sociedade civil da Baixada Santista. A atividade ocorrerá às 19 horas na Universidade Católica de Santos (UniSantos) - Campus Dom Idílio José Soares, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias.

Diálogo em Peruíbe 
Ontem, Tomé esteve na Prefeitura de Peruíbe, onde se reuniu com representantes do Município para tratar de propostas e investimentos para fortalecer a rede de proteção à saúde do Município e viabilizar a implementação do programa Mais Especialidades, que busca reduzir as filas para quem aguarda consulta com especialistas. O representante do Governo Federal foi recebido por Dani Mamede, chefe de gabinete do gestor municipal Felipe Bernardo (PSD), e pelos secretários Paolo Bianchi (Saúde) e Rafael Vitor (Governo).

Referência política
A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista realizará hoje, a partir das 19 horas, o sarau Heróis da Liberdade. Trata-se de uma homenagem ao ex-vereador de Cubatão e fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Cláudio José Ribeiro, que teve o mandato cassado, em 1950, devido às críticas ao então governador Adhemar de Barros. O evento ocorrerá na sede da instituição, localizada na Rua Sergipe, 15 - Casa 2, Gonzaga, em Santos.