VIOLÊNCIA

Drogaria São Paulo usa as próprias lojas para combater a violência nos pontos de ônibus

Ação criada pela LVL cruza dados de localização das drogarias com números da violência urbana para ampliar horário de funcionamento das lojas e iluminar pontos de ônibus perigosos por 24 horas

21/05/2025 - quarta às 15h22
Lojas que já funcionavam nesse formato também atuaram como ponto de apoio, evidenciando o cuidado da marca com as pessoas em todos os momentos. - Divulgação

Drogaria São Paulo acaba de lançar uma iniciativa que une tecnologia, presença urbana e responsabilidade social para enfrentar um problema antigo nas grandes cidades: a violência noturna nos pontos de ônibus.

Segundo dados da Campbell Collaboration, organização que produz revisões científicas para orientar políticas públicas, intervenções na iluminação pública resultam em uma redução média de 21% nos crimes cometidos nas áreas beneficiadas.

Com base nesse cenário, a LVL, agência do Grupo We, sugeriu a ação e desenvolveu um script em Python com uma API que, unido a ferramentas de inteligência geográfica, cruzou dados de cerca de 500 unidades da Drogaria São Paulo com mais de 19 mil pontos de ônibus da cidade. A partir dessa análise, foram identificados os pontos de ônibus mais perigosos com uma drogaria da marca ao lado. A ação conta com um filme e comunicação OOH.

Para manter as luzes acesas e o comércio aberto nesses locais, a Drogaria São Paulo, a primeira do mercado a ter lojas 24h, criou um projeto especial de escolha para submeter as unidades que antes fechavam às 23h para operar 24h. Lojas que já funcionavam nesse formato também atuaram como ponto de apoio, evidenciando o cuidado da marca com as pessoas em todos os momentos.

"A Drogaria São Paulo está nas ruas, nos bairros, no caminho de quem volta para casa. Essa ação mostra que, mesmo no varejo, é possível usar dados com o propósito do cuidado amplo com as pessoas" diz, Roberto Campos, CEO da LVL.

A ação reforça o compromisso da marca com a cidade e busca reacender o debate sobre uma lei de 2016, ainda pouco cumprida por motoristas de ônibus, que garante ao passageiro o direito de embarcar e desembarcar fora dos pontos em locais perigosos à noite.

Veja o filme aqui: Parada 24h | Drogaria São Paulo

Ficha Técnica

Anunciante: Grupo DPSP

Título: Parada 24h

Agência: LVL

Vice Presidente do Grupo WE e CEO da LVL: Roberto Campos

Managing Director: Maurício Almeida

VP de Atendimento: Bruno Luiz

Diretor Executivo de Criação: Leonardo Bazello

Diretor de Criação: Murilo Torezan

Criação: Gastão Moreira, Demer Rios, Rodrigo Seixas

Atendimento: Carolina Anton

Planejamento: Omar Assaf

RTV: Cida Nascimento

Mídia: Manoel Neto, Patricia Angelis. Guilherme Moreira e Rafael Rigonatti

Aprovação do cliente: Marcos Colares, Adriana Brito e Bruna Faria Budeu

Fábio Aguiar