Laurindo Nunes vence prova dos 100 km na Lituânia e faz história para o Brasil
Atleta da FILA completa pela primeira vez uma prova de 100 km, conquista título inédito para o país e se torna o novo recordista sul-americano na distância
20/05/2025 - terça às 12h31O ultramaratonista Laurindo Nunes, atleta do time Running da FILA, venceu na manhã do sábado (17) o Nord Security 100KM, em Vilnius, capital da Lituânia, com o tempo de 6h36min19s, tornando-se o novo recordista sul-americano da distância. Foi a primeira vez que um brasileiro venceu a prova, realizada no país do atual recordista mundial, o lituano Aleksandr Sorokin, que detém a melhor marca da história nos 100 km: 6h05min35s, registrada em 2022.
A prova foi disputada em um circuito de rua sob condições extremas: temperatura próxima de 1°C e forte chuva durante boa parte do percurso, o que exigiu ainda mais dos competidores física e mentalmente.
"Foi uma prova muito difícil, principalmente pelo clima. Choveu bastante e a temperatura girou em torno de 1 grau, o que tornou o frio extremamente intenso. Estou muito feliz com o resultado — foi minha primeira prova completa de 100 km, um feito inédito para mim, para o Brasil e que, com certeza, eleva o nível dos atletas brasileiros. Mas confesso que achei que poderia ser melhor. Treinei muito para buscar o recorde mundial, esse era o objetivo, e infelizmente não aconteceu. Ainda assim, vencer aqui, na casa do atual recordista, tem um peso enorme", disse Laurindo.
Considerado atualmente o maior ultramaratonista do Brasil, Laurindo tem 32 anos e é natural de Santa Catarina. Com o resultado, Laurindo reforça seu nome entre os principais atletas de ultradistância do mundo. Além do tricampeonato da SP City Marathon, ele é o sul-americano mais rápido da história na Comrades Marathon, tradicional ultramaratona da África do Sul com 89 km de percurso.