CULTURA

Mãos que contam histórias: Feira Arte da Primeira ganha novos locais em São Vicente

Com mais de 50 expositores, eventos serão realizados aos finais de semana no Parque da Juventude e Praça do Maçom

19/05/2025 - segunda às 21h00

Buscando fomentar o empreendedorismo e o turismo em São Vicente, a Secretaria de Cultura (Secult) lança a feira Arte da Primeira, que, a partir deste sábado (17), passa a ser realizada em dois novos pontos estratégicos da cidade: o Parque da Juventude (Itararé) e a Praça do Maçom (Centro). Os eventos acontecem aos sábados e domingos, das 14h às 20h.
 

A feira será repleta de produtos feitos à mão, representando a Cidade e a história de São Vicente, contando, também, com alimentos totalmente naturais e sustentáveis. As novas localizações buscam ampliar o alcance do evento, aproximando a população e os turistas de experiências que unem arte e cultura.
 

Mais do que um espaço de exposição e comercialização de produtos, a Feira Arte da Primeira oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto o talento e a identidade cultural vicentina, por meio de peças únicas e produzidas com dedicação.
 

"Estamos reafirmando nosso compromisso com os artesãos da cidade, promovendo não somente visibilidade, mas, também, oportunidades reais de geração de renda e valorização da nossa economia criativa. A Feira Arte da Primeira é um lugar pensado para os produtos artesanais, fortalecendo o turismo e oferecendo aos visitantes lembranças afetivas de São Vicente", destaca Alexandre Rodrigues, secretário de Cultura.
 

Para os expositores, a Arte da Primeira representa mais do que um ponto de venda, é um ambiente de aprendizado e pertencimento e uma oportunidade. "Essa feira ajuda o artesão a ser visto, além de valorizar o trabalho, ajuda na renda de casa", comenta Vera Lúcia Marques, artesã Vicentina há 38 anos.