Taça das Favelas 2025! Evento contará com 11 comunidades de PG na disputa
Equipe da Central Única das Favelas (CUFA) se reuniu com o prefeito para acertar últimos detalhes
19/05/2025 - segunda às 18h00A busca do sonho de se tornar uma atleta profissional de futebol já tem dada para começar para jovens de 14 a 16 anos de 11 comunidades de Praia Grande. Isso porque no dia 24 de maio vai começar a Taça das Favelas 2025 de Praia Grande, no campo do Magic Paula, no Bairro Antártica. E para alinhar os detalhes do evento, representantes da Central Única das Favelas (CUFA) se reuniu com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, no Paço Municipal na última quinta-feira, dia 15.
Na reunião, que contou também com representantes das secretarias de Projetos Especiais e Estratégicos e de Esportes e Lazer, foi tratado temas como o início dos jogos, logística e parcerias que vão fortalecer ainda mais o torneio e o impacto nas comunidades.
A competição seguirá com disputas até dia 5 de julho, quando será conhecido o grande campeão e classificado para a final regional da Taça. Em seguida, será a vez da busca pelo título estadual.
A Taça das Favelas deste ano foi oficialmente lançada no dia 7 de abril e, desde então, está no processo de inscrição das comunidades e atletas. No último dia 9 foi realizado o Congresso Técnico definindo a forma de disputa e grupos.
Em Praia Grande, as partidas acontecerão sempre a partir das 9h da manhã no Campo do Magic Paula (localizado na Avenida do Trabalhador, nº 4.111 – Bairro Antártica). Estarão na disputa no masculino este ano: Caieras, Forte, Maxland, Melvi “A”, Melvi “B”, Ocian, Sítio do Campo, Sítio São Sebastião, Vila Antartica, Vila do Sapo e Vila São Jorge.
No feminino, apenas o Jardim Melvi representado pelo Folha Verde FC estará na disputa e já está classificado para a final regional contra o Jardim Santa Rosa, do Guarujá, em um clássico do futebol feminino regional.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou a importância social e esportiva deste evento para os jovens da Cidade. “Esta Taça é muito mais do que uma competição esportiva, ela representa uma oportunidade de transformação social e de esperança para nossos jovens. Além de promover a prática do Esporte e incentivar o espírito de equipe, esse evento ajuda a fortalecer os laços comunitários, afastando os jovens de caminhos negativos e oferecendo um espaço de inclusão, disciplina e sonhos”, concluiu.
Histórico – A Taça das Favelas tem como objetivo a integração social de jovens trabalhando valores educacionais e desenvolvendo a cidadania oportunizando ainda a possibilidade de uma sequência dos participantes em grandes equipes do futebol brasileiro. O exemplo mais recente é o atleta Patrick de Paula do Palmeiras, bicampeão da Libertadores que foi descoberto nesta competição.
Criada em 2012, a competição é disputada por jogadores entre 14 e 18 anos e o atual bicampeão da competição na cidade é o Vila São Jorge/Magic Soccer.