Ranking traz o Instituto Badra como o 8º mais assertivo do País
Resultado mais expressivo obtido pelo instituto se deu no maior colégio eleitoral do País, em São Paulo capital, em outubro do ano passado, quando a Badra cravou na casa decimal o resultado do segundo turno da eleição
16/05/2025 - sexta às 14h44O que os resultados das urnas já confirmavam agora surge validado no ranking organizado pelo Agregador Pollstergraph que mostra o Instituto Badra como o oitavo mais assertivo do Brasil, entre todas as empresas de pesquisa. Além de ocupar posição no Top 10 do ranking, a Badra alcançou a nota A.
Para se ter uma ideia do nível de excelência, a nota A é a segunda maior de acordo com o método de cálculo utilizado pelo agregador para o ranqueamento dos institutos. “O sentimento é de reconhecimento técnico. A Pollstergraph se utiliza de uma base de cálculo, em dois estágios, extremamente criteriosa. Não tem como não ficar envaidecido”, comemora o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do Instituto Badra.
Para além do que ele classifica como reconhecimento técnico, o especialista não abre mão de dizer que o maior reconhecimento vem com o resultado das urnas. “No segundo turno da eleição de São Paulo, em outubro do ano passado, a Badra foi o instituto que mais se aproximou do efetivo resultado das urnas, acertando não só o nome do prefeito eleito, mas cravando até na casa decimal o resultado da eleição. Isso, no maior colégio eleitoral do País”.
Maurício Juvenal revela que o nível de acerto do instituo chegou a 94% no conjunto das quase 100 cidades em que a Badra atuou. “E em quase todas elas com levantamentos registrados na Justiça Eleitoral, ou seja, com compromissos com a competência, com a credibilidade e com a transparência”, diz ele.
Ao promover o registro das pesquisas na Justiça Eleitoral, os institutos cumprem não só um rito formal e minucioso para que possam divulgar os resultados, mas expõem seus métodos, técnicas, equipes e sistemas ao controle e acompanhamento da Justiça Eleitoral, dos partidos políticos e dos candidatos, uma vez que os mesmos ficam passíveis de auditorias e interpelações.
DUPLO RECONHECIMENTO
A plataforma Pindograma também atualizou recentemente o seu ranking dos institutos de pesquisa. Com critérios semelhantes ao do Agregador Pollstergraph, a Badra manteve a nota B+, a mesma obtida na avaliação anterior.
É a mesma nota, aliás, que a de institutos mais famosos como o DataFolha e o Paraná Pesquisas, e superior à avaliação obtida por empresas tradicionais de pesquisas de opinião como Quaest, PoderData, Veritá, GPP e Real Time Big Data que aparecem no ranking com a nota B.
Consultas detalhadas aos rankings da Pollstergraph e do Pindograma podem ser feitas nos endereços eletrônicos https://pollstergraph.com/ranking/institutes e https://pindograma.com.br/ranking.html.