Complexo Hospitalar da Zona Noroeste pode receber nome de David Capistrano
A sugestão é do vereador santista e presidente do PT na Cidade, Chico Nogueira
14/05/2025 - quarta às 03h45Reconhecimento histórico
O vereador de Santos e presidente municipal do PT, Chico Nogueira, apresentou, na sessão de ontem da Câmara, uma indicação ao Executivo para que o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste receba o nome de David Capistrano Filho. A proposta é uma homenagem à memória do médico sanitarista e um resgate do legado deixado pelo petista, que comandou a Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão da ex-prefeita Telma de Souza (PT – 1989 a 1992) e governou a Cidade entre 1993 e 1996.
Referência nacional
Falecido em 10 de novembro de 2000, aos 52 anos, Capistrano é considerado um dos maiores médicos sanitaristas do País. Ele teve um papel de destaque no Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e na VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), promulgado na Constituição Federal de 1988.
Che Guevara
Em 12 de outubro de 1996, Capistrano inaugurou o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste. O hospital recebeu o nome de Doutor Ernesto Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, em 1959. Essa decisão administrativa desagradou parte da classe médica do Município e alguns setores da população. "Além da homenagem em si ao grande médico e idealista Guevara, a escolha serviu para mostrar que Santos não é composta apenas por marchadeiras de 64, chamadas de movimentos de arregimentação feminina, que trabalharam para o fim da liberdade da Cidade, para a perda de sua autonomia. Ao contrário, Santos tem uma tradição longa de luta pela democracia, justiça e liberdade", justificou o petista naquela ocasião.
Promessa de campanha
Nas eleições municipais de 1996, Beto Mansur (PPB) derrotou Telma de Souza (PT) no segundo turno e assumiu a Prefeitura de Santos em 1º de janeiro de 1997. Um dos primeiros atos do novo chefe do Executivo foi encaminhar à Câmara um projeto de lei para mudar o nome do hospital para Arthur Domingues Pinto, médico santista pioneiro em cirurgias cardíacas. Essa era uma de suas promessas de campanha. A propositura foi aprovada em sessão extraordinária do Legislativo e sancionada por Mansur em 13 de janeiro de 1997.
Homenagem
Os vereadores santistas aprovaram ontem a proposta de conceder a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao ex-vereador e presidente da Câmara no biênio 2013-2014, Sadao Nakai (MDB). O ex-parlamentar está à frente do Estrela de Ouro, tradicional clube da Ponta da Praia, e comandou a Associação Japonesa de Santos entre 2019 e 2024. A iniciativa partiu do vereador Rui De Rosis Jr. (PL).
Caminho do mal
Nas eleições municipais do ano passado, Sadao foi vice na chapa encabeçada pela deputada federal Rosana Valle (PL). Durante a discussão da matéria, Benedito Furtado (PSB) destacou que tem grande apreço pelo ex-parlamentar. Em tom de brincadeira, citou que o amigo seguiu "pelo caminho do mal" no pleito de 2024, mas tem certeza que irá recuperá-lo.
Almoço grátis
Allison Sales (PL) mencionou que o ex-presidente da Câmara foi um grande conselheiro durante a campanha eleitoral. "Tenho um carinho muito grande pelo Sadao, inclusive me deu alguns almoços de graça lá (no Estrela de Ouro), porque eu não tinha dinheiro. Eu pedi mesmo, porque não tinha como pagar mesmo", afirmou.
Tudo verde
Cristina Wiazowski (PP) fará o lançamento oficial de sua candidatura à Prefeitura amanhã, às 19 horas, no Espaço Primos, que fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1.192 (piso superior), no bairro Agenor de Campos. O convite pede que os participantes usem roupas da cor verde. A eleição suplementar ocorrerá no dia 8 de junho.
Apoio de peso
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) esteve em Mongaguá, no último sábado, para participar da inauguração do comitê de campanha do candidato ao Executivo pelo União Brasil, o empresário e ex-vereador Rodrigo Casa Branca. A parlamentar, que tem familiares no Município, fez questão de elogiar o vice da chapa e colega de partido, Renato Donato, e reforçou o apoio à dupla.
Nova responsabilidade
O presidente do PV de Guarujá, Ramiro Máximo, assumirá a coordenação do partido na Baixada Santista e terá como missão preparar a legenda para as eleições do próximo ano. Atualmente, ele também comanda no Município a federação Brasil da Esperança, que é formada por PCdoB, PT e PV, e pode ser um dos nomes do grupo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Expectativa
Máximo atua como gestor de projetos na Secretaria Municipal de Cultura e é o primeiro suplente da Câmara pela federação Brasil da Esperança. O dirigente do PV está confiante de que poderá assumir, ainda que temporariamente, como vereador para apresentar propostas e contribuir com sugestões para a melhoria das condições da população da Pérola do Atlântico.