Baixada Santista tem 11 alunos selecionados para o Intercâmbio Cultural do CPS
Edição atual oferece bolsas de estudos a alunos com melhor desempenho acadêmico no ano letivo de 2024; eles embarcam para Argentina, EUA, Inglaterra e Irlanda em maio
13/05/2025 - terça às 10h06Onze alunos da Baixada Santista foram contemplados na edição atual do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), que oferece 354 bolsas de estudo a 337 estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores. Os selecionados embarcam em maio rumo à Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, onde farão cursos de inglês ou espanhol em instituições de ensino locais. A seleção considerou o desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância.
Entre os jovens da região está Izis Heinecke, de 17 anos, aluna da Etec de Praia Grande, onde cursa o Ensino Médio integrado ao técnico em Administração. "Nunca entrei em um avião, mas meu sonho de infância é ser comissária de bordo internacional. Estou muito feliz com essa oportunidade incrível", comentou a aluna, que viaja para Manchester, na Inglaterra, dia 30 de junho
Outro classificado para a atual edição do Intercâmbio é Gustavo Felix Ferreira da Silva, estudante do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec Adolpho Berezin, de Mongaguá. "O máximo que viajei foi até Cubatão, nunca tinha ido nem a São Paulo! Quando saiu o resultado, eu tremia e não conseguia respirar", contou, emocionado. "Vai ser difícil ficar longe da minha família, mas sei que será uma experiência que vai transformar minha vida pessoal e profissional", finalizou.
Selecionados da Baixada Santista
Os demais estudantes da região são oriundos das Fatecs de Praia Grande e Santos (Rubens Lara), além das Etecs Dona Escolástica Rosa, Aristóteles Ferreira e Praia Grande, em Santos e Praia Grande; Adolpho Berezin, de Mongaguá; Ruth Cardoso, de São Vicente; Etec de Cubatão; Etec de Itanhaém; Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá; e Etec de Peruíbe.
Os estudantes embarcam nas próximas semanas para vivenciar uma experiência internacional única, com passagens, hospedagem, alimentação e cursos totalmente custeados pelo programa. Uma conquista que reconhece o esforço e dedicação dos alunos da rede técnica e tecnológica do estado de São Paulo.