A SUA RUA

Quem foi Herbert de Souza?

Trajetória foi marcada por luta, fé e engajamento social

09/05/2025 - sexta às 12h06

Nascido no norte de Minas Gerais, Herbert José de Sousa teve uma infância marcada por adversidades e ambientes pouco convencionais. Filho de Henrique José de Souza, que trabalhava como agente funerário e penitenciário, e de Maria da Conceição Figueiredo Souza, Herbert – assim como seus irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário – herdou da mãe a hemofilia, doença que o acompanharia ao longo da vida, somando-se a outros desafios de saúde, como a tuberculose.

 

Criado entre uma penitenciária e uma funerária, Herbert encontrou na fé e no engajamento social um rumo transformador. Na década de 1950, teve contato com padres dominicanos, que influenciaram profundamente sua formação humanista. Ainda jovem, integrou movimentos católicos como a Juventude Estudantil Católica (JEC) e a Juventude Universitária Católica (JUC), onde iniciou seu envolvimento político.

 

Em 1962, foi um dos fundadores da Ação Popular (AP), ao lado de nomes como José Serra, Aldo Arantes e Vinícius Caldeira Brant. Nos anos seguintes, assumiu a coordenação da entidade, exercendo papel de destaque entre os líderes estudantis nos conturbados anos de 1963 e 1964.