VARIEDADES

Dia das Mães 2025 terá ticket médio mais alto, diz Sincomércio.

Expectativa é de aumento de vendas, impulsionado pelo ticket médio superior ao de 2024

08/05/2025 - quinta às 15h38

O valor médio destinado pelos consumidores à compra de presentes para o Dia das Mães em 2025 será de R$ 250, de acordo com levantamento conduzido pelo Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 17 de abril, abrangendo 150 moradores e empresários da região. O montante representa uma elevação em relação ao ano anterior, quando o ticket médio registrado foi de R$ 200.

Segundo os dados apurados, 85% dos entrevistados pretendem gastar o valor de R$ 250, enquanto 9% indicaram um orçamento inferior, de aproximadamente R$ 150. Apenas 6% afirmaram que irão investir valores superiores a R$ 250 em suas compras. Não foram registradas intenções de gastos inferiores a R$ 150.

Em relação aos produtos mais procurados para a data, lideram as preferências roupas e calçados (74%), seguidos por cosméticos e itens de perfumaria (67%), acessórios e joias (61%), artigos de decoração e utilidades domésticas (58%), flores e chocolates (44%) e eletrodomésticos (43%). Nesta etapa do levantamento, os participantes puderam indicar até três opções de presente.

Quanto aos meios de pagamento, o cartão de crédito permanece como a modalidade preferida, citado por 69% dos respondentes. Em seguida, destacam-se o Pix, escolhido por 18%, e o cartão de débito, mencionado por 11%. O pagamento em dinheiro será a opção de somente 2% dos consumidores.

Empresários contam com crescimento de 10% em relação ao ano anterior

O estudo também revelou o sentimento de otimismo entre os comerciantes da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Conforme o levantamento, 65% dos empresários preveem um crescimento de, no mínimo, 10% no faturamento em relação ao Dia das Mães de 2024. Outros 27% acreditam que o nível de vendas permanecerá estável (ou seja, sem lucro ou prejuízo no comparativo), enquanto 8% projetam uma possível retração.

Para impulsionar o desempenho comercial na data, os lojistas estão adotando diversas estratégias, entre elas: promoções e condições diferenciadas de pagamento (71%), introdução de novos produtos (61%), ambientação especial das lojas (48%) e treinamento das equipes (5%). Nesta questão, foi possível selecionar até três ações.

Primeiro trimestre trouxe resultados positivos para o comércio — empresas registram aumento de 5% no faturamento

A pesquisa do Sincomércio também investigou o desempenho do comércio no primeiro trimestre de 2025. Segundo os dados apurados, 80% dos empresários relataram crescimento de pelo menos 5% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

“O primeiro trimestre foi muito positivo para a região, principalmente devido à temporada de verão e à chegada de cruzeiros, que movimentaram bastante as cidades e contribuíram para o aumento no faturamento, mesmo com o cenário econômico desafiador que vivemos”, afirma o presidente do Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira, Omar Abdul Assaf.

Assaf também aponta uma expectativa positiva para o Dia das Mães. “Esta é a segunda melhor data do ano para o comércio e tudo indica que a boa maré do início de 2025 deve se prolongar um pouco, o que dará um importante fôlego aos nossos empresários — especialmente considerando que o segundo semestre tende a ser mais lento, e neste ano, tudo aponta para um cenário ainda mais retraído”, destaca.