SAÚDE

Governo de São Paulo promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)

Ação visa a imunização da população dos grupos prioritários

08/05/2025 - quinta às 11h17

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realiza neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, em adesão à mobilização nacional contra a doença. A ação ocorre nos 645 municípios paulistas, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.

A campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos — públicos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus. Os gestores municipais possuem autonomia para realização de estratégias próprias para vacinar o público-alvo.

Apesar de a vacina já estar incluída no Calendário de Vacinação, é importante a realização do ‘Dia D’ de imunização contra a influenza antes do período de maior circulação do vírus. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença. Até o momento, a cobertura entre os grupos prioritários no Estado é de 16,1%.

“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, explica Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.

A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por isso, é importante se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças.

Este ano, o CVE da SES já enviou aos 645 municípios 11,6 milhões de doses do imunizante. No Estado de São Paulo, a vacinação dos grupos prioritários teve início em 28 de março.

Tem alguma dúvida sobre a vacinação?

O Governo de São Paulo, por meio da SES-SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação: