Vendas do Dia das Mães vão beneficiar mais de 600 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo
Pesquisa do Sebrae-SP mostra que o consumidor planeja gastar, em média, R$ 298,20 com presentes, principalmente cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes
06/05/2025 - terça às 09h52As vendas do Dia das Mães devem beneficiar cerca de 663 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo este ano, sendo 477 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 186 mil micro e pequenas empresas, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP. O gasto médio com presentes deve ser de R$ 298,20, principalmente cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes. Em termos reais, isto é, já descontada a inflação medida pelo IPCA-IBGE, haverá um aumento médio de 3,5% nos gastos das pessoas neste Dia das Mães.
De acordo com o levantamento, os consumidores pretendem adquirir, em média, dois presentes, com os cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes tendo a preferência de 47% deles na hora da compra. Itens de vestuário como roupas, calçados e bolsas são a opção de 41% dos consumidores, seguidos por chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%).
A maioria, ou 59% dos consumidores de pequenos negócios, pretende desembolsar mais em 2025, na comparação com 2024; já 24% têm intenção de manter os gastos no mesmo nível do ano passado. Por outro lado, 16% acreditam que gastarão menos; enquanto 1% afirmou não ter comprado nada para a data em 2024.
“Uma boa notícia para os pequenos negócios é o fato de 59% dos consumidores estarem dispostos a desembolsar mais este ano no Dia das Mães do que na mesma data do ano passado, bem como o aumento real de 3,5% dos gastos em igual comparação. Isso é um sinal de que a economia está aquecida, apesar de a inflação, principalmente de itens alimentícios, ter pressionado o poder de compra da população nos últimos tempos”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris Ferreira.
O preço é o fator principal para ser considerado no momento da compra para 70% dos entrevistados. Ofertas e promoções aparecem em seguida, mencionadas por 45% das pessoas. Produtos diferenciados são o determinante para 34% dos pesquisados.
As compras presenciais feitas em pequenos negócios vão prevalecer neste Dia das Mães, de acordo com 60% dos consumidores; 13% disseram que pretendem dividir as compras metade em ponto físico e metade na internet.
Se por um lado a compra presencial tem preferência, por outro a busca por informações ocorrerá principalmente no Instagram (51%), enquanto 49% vão atrás de detalhes nas lojas, supermercados e mercearias.
O cartão de crédito será o meio de pagamento de 63% dos pesquisados, seguido por 46% que preferem o de débito e 44% que farão Pix.
O levantamento
A pesquisa Dia das Mães 2025 foi elaborada a partir de duas sondagens: uma com consumidores, pessoas físicas, realizada por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil entre 26 de março e 8 de abril de 2025; a segunda, com a opinião dos empreendedores, foi realizada por telefone, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).