Conhecendo Mentes: Albert Einstein
Conheça a vida do maior gênio da história da humanidade
30/04/2025 - quarta às 11h01No dia 14 de março de 1879, nascia uma criança na Alemanha, mais especificamente na cidade de Ulm, apesar de ninguém saber, essa criança seria responsável por mudar o mundo. Nascido em uma humilde família judia, os negócios familiares não iam bem. Até que sua família decidiu se mudar para Munique atrás de condições de vida melhores. Em Munique, teve um processo de educação comum e não se mostrou muito diferente dos demais alunos. Nunca foi o melhor da classe, mas também não estava entre os piores.
Em 1900, Albert se formou em Matemática e Física e, um ano depois, já havia escrito seu primeiro artigo, “A Investigação do Estado do Éter em Campo Magnético”. Já na vida pessoal, em 6 de janeiro de 1903, se casou com Mileva Maric, com quem posteriormente teve três filhos.
Nos anos seguintes, concluiu seu doutorado e se dedicou aos seus ensaios científicos, no total publicou quatro, sendo o último o mais famoso deles, onde o físico criou uma fórmula para a equivalência entre a massa e energia, fórmula essa que se tornou uma das mais famosas da história (E = mc²). Após seus ensaios científicos, Albert lecionou em diversas universidades, ganhando respeito dentro da comunidade científica, até que em 1915 subiu ao palco da Academia de Ciências da Prússia e apresentou o maior trabalho de sua vida.
A teoria da relatividade geral foi uma pesquisa de mais de uma década, realizada por Albert em busca de entender mais sobre a gravidade. Com essa pesquisa, Einstein apresentou novas ideias que depois vieram a ser confirmadas. Nesse trabalho, o físico afirmou que: a velocidade máxima do universo é a da luz, espaço e tempo são valores relativos e não absolutos, e muitas outras afirmações que iam contra o que se acreditava até então. Em 1921, a carreira de Albert foi coroada com o “Prêmio Nobel de Física”, tornando o físico alemão uma das pessoas mais famosas do mundo.
Depois de 76 anos de genialidade, Einstein faleceu em 1955 vítima de um aneurisma, mas o que nunca morreu foi seu legado e sua história.
“O grande problema da humanidade não está no domínio da Ciência, mas no domínio dos corações e das mentes humanas.” Albert Einstein.