Comitiva brasileira estudará túnel Fehmarnbelt para aplicação de tecnologias no Túnel Santos-Guarujá
Missão Internacional Alemanha-Dinamarca é organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos.
30/04/2025 - quarta às 09h39No próximo domingo, 4 de maio, o Brasil dá um passo importante rumo à modernização da infraestrutura de transportes. A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), organiza a Missão Internacional Brasil – Alemanha – Dinamarca, que levará uma comitiva brasileira para visitar as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, em construção em Hamburgo, Alemanha.
A missão tem um objetivo estratégico: estudar in loco as tecnologias e soluções empregadas na maior obra de ligação submersa do planeta para aplicação no projeto do Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC - aguardada há mais de um século pela população da Baixada Santista. "Nossa missão é trazer o que há de mais moderno e eficiente no mundo para o Brasil. Conhecer de perto o maior túnel submerso do planeta é uma oportunidade única para aprimorarmos o projeto do Túnel Santos-Guarujá e garantirmos uma obra à altura dos desafios logísticos e sociais do nosso país.", explica o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), à frente da organização da comitiva, presidente de duas importantes parlamentares do setor de infraestrutura de transportes, a FPLS, Frente Parlamentar pela Ligação Seca e a FPPA, Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos. A comitiva será formada por importantes lideranças políticas, jurídicas, empresariais e setoriais. Dentre os participantes estão: o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o ex-prefeito de Santos e deputado, Paulo Alexandre Barbosa; o atual prefeito de Santos, Rogério Santos; o prefeito de Guarujá, Farid Said Madi; o senador Sergio Petecão; os deputados federais Adolfo Viana, Flávio Nogueira; Alex Manente e Humberto Rezende.
A delegação também contará com nomes de peso do Judiciário e do setor de infraestrutura, como Mário Povia, diretor-presidente do IBI; Marcelo Sammarco, vice-presidente do IBI; Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos; além do coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno Lopes; do Superintendente de Infraestrutura e Desenvolvimento da Autoridade Portuária de Santos, Luiz Felipe Tonelli; do desembargador Celso Peel (TRT 2ª Região), do ministro Alexandre Luiz Ramos (TST), do ministro Walton Alencar (TCU) e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar. No total, são 46 participantes.
Modelo de sucesso: o Túnel Fehmarnbelt
O Túnel Fehmarnbelt será uma ligação subaquática de 18,1 quilômetros de extensão, conectando a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland, sob o Mar Báltico. Quando concluído, será a mais longa e profunda ligação combinada de estrada e ferrovia do mundo, encurtando o trajeto entre Hamburgo e Copenhague em cerca de 160 quilômetros e impulsionando o comércio e a integração regional.
O futuro da Baixada Santista: Túnel Santos-Guarujá
Inspirado em obras de grande porte como o Fehmarnbelt, o Túnel Santos-Guarujá será o maior túnel da América Latina, com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros submersos sob o canal do Porto de Santos. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, beneficiará veículos leves, transporte público, caminhões, ciclistas e pedestres, trazendo melhorias diretas para a mobilidade urbana, a logística portuária e o desenvolvimento econômico da região.
A viabilização do projeto, esperada há mais de cem anos, só foi possível graças à articulação entre os governos federal, estadual e municipal, com forte atuação de Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá.
"Sempre disse que essa obra precisava de menos disputa política e mais compromisso com as pessoas. A eleição passa, mas o sofrimento de quem perde horas na travessia continua. Nosso dever é construir pontes – neste caso, túneis – que unam as pessoas e melhorem vidas", afirma o parlamentar.
Além de reduzir o tempo de travessia de mais de uma hora para menos de cinco minutos, o túnel vai gerar 9 mil empregos diretos e beneficiar mais de 2 milhões de habitantes. Também aumentará a eficiência logística do Porto de Santos, responsável por 30% do comércio exterior brasileiro e 60% dos embarques e desembarques internacionais de São Paulo.
Próximos passos
A concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano. "Para mim, como ex-prefeito de Santos e como presidente das Frentes Parlamentares que defendem a ligação seca e os portos do Brasil, é motivo de orgulho e de grande responsabilidade acompanhar.
Para mim, como ex-prefeito de Santos e como presidente das Frentes Parlamentares que defendem a ligação seca e os portos do Brasil, é motivo de orgulho e de grande responsabilidade acompanhar de perto cada etapa deste projeto. A população esperou cem anos. Nosso dever é fazer essa travessia virar realidade — e melhor ainda: uma travessia gratuita para pedestres e ciclistas, garantindo acesso democrático e qualidade de vida para todos", enfatiza Paulo Alexandre Barbosa.
Benefícios econômicos e ambientais do túnel Santos-Guarujá
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o túnel trará avanços como:
• Melhoria na logística e fluxo de caminhões
• Desafogo do tráfego portuário
• Redução de custos logísticos
• Aumento da competitividade do porto
• Menor interferência nas operações marítimas
• Elevação da segurança no transporte de cargas
• Contribuição à sustentabilidade com redução de emissões de CO
Porto de Hamburgo: inspiração para a modernização brasileira
Durante a missão, a comitiva também visitará o Porto de Hamburgo, maior da Alemanha e um dos principais da Europa, movimentando anualmente cerca de 10 milhões de TEUs e se conectando a 900 portos em 180 países. Com uma estrutura de 60 docas e capacidade para atender mais de 300 embarcações simultaneamente, o porto é um símbolo de eficiência logística e será fonte de inspiração para as melhorias previstas no Porto de Santos.
Compromisso com o futuro
Com a Missão Internacional, o Brasil se prepara para elevar seus padrões de engenharia, mobilidade e logística. "Por décadas, a população ouviu promessas e viu projetos serem engavetados. Mas nós não desistimos. Lutamos, unimos forças, e agora estamos transformando essa esperança em concreto, aço e progresso", celebra Paulo Alexandre Barbosa, reforçando o compromisso com o desenvolvimento nacional.