Bombeiros e Prefeitura realizam simulado de combate a incêndio no Centro de São Vicente
Treinamento de eficiência no atendimento a emergências terá início às 10h desta quarta (30)
30/04/2025 - quarta às 09h00Visando eficientizar o atendimento a emergências e reduzir o tempo de resposta em ocorrências, o Corpo de Bombeiros de São Vicente, em parceria com a Prefeitura e demais órgãos públicos, realiza a partir das 10h desta quarta (30) um exercício de simulado de combate a incêndio, no Centro de São Vicente (Rua Benjamin Constant). Durante o treinamento, a via ficará interditada entre as ruas Campos Sales e Ipiranga.
O objetivo é reduzir o tempo de resposta e a eficiência no combate a incêndios em edificações comerciais de médio e grande porte na área central do Município. De acordo com o tenente Edberto, do 6º Grupamento de Bombeiros, ações desse tipo contribuem, também, para minimizar danos à vida e preservar a integridade física e material da população. "O Corpo de Bombeiros reforça seu compromisso com a segurança de todos e destaca a importância de treinamentos periódicos para manter a excelência no atendimento às ocorrências", detalhou o oficial, acrescentando que "a corporação segue disponível 24 horas por dia, pronta para as mais diversas situações de emergência".
O exercício ainda serve para avaliar o impacto de mobilidade e planejar desvios de trânsito e ações coordenadas entre os agentes de segurança, para melhor atender a população vicentina.
Secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno reforça a importância do trabalho conjunto de órgãos de defesa, em prol da segurança de São Vicente. "Essa simulação de sinistro permite que as equipes de emergência sejam treinadas e preparadas para lidar com situações críticas". Para o titular da pasta, o trabalho conjunto realizado entre a Sedos e as forças de segurança é um exemplo claro do compromisso com a segurança pública e demonstra a importância da cooperação entre os órgãos envolvidos. "Ao promover essa simulação, o Comsep busca não apenas treinar as equipes, mas também identificar áreas de melhoria e fortalecer a resposta a emergências, garantindo assim a proteção da população e a preservação da infraestrutura urbana", completou o secretário, referindo-se ao Conselho Municipal de Segurança Pública, por ele presidido.
Participam da operação a Defesa Civil, SAMU, Sabesp, CPFL, Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais, utilizando a metodologia do Sistema de Comando de Operações e Emergências (Sicoe), do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que visa otimizar os recursos disponíveis e garantir maior efetividade nas ações de emergência.
O simulado foi definido em reuniões técnicas com todos os órgãos envolvidos, permitindo a definição clara de competências e a construção de um protocolo de atendimento mais ágil e integrado.