MEIO AMBIENTE

Guarujá realiza oficinas para criação do Plano de Manejo da APA Serra do Santo Amaro

Dois encontros com munícipes acontecerão em 6 e 8 maio, para a discussão de ideias para a elaboração do Plano, que gerencia unidades de conservação ambiental

30/04/2025 - quarta às 12h00

A Prefeitura de Guarujá realizará, nos dias 6 e 8 de maio, encontros de coleta de dados para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Santo Amaro. Sempre às 19 horas, as oficinas acontecerão virtual, no primeiro dia, e presencialmente no Colégio Don Domênico (Avenida Doutor Artur Costa Filho, 20, Vila Maia), no segundo.

Os munícipes terão grande importância na etapa, para que várias percepções sobre a área de estudo sejam reunidas, indicando os desafios, potencialidades e panoramas futuros. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no link (https://forms.office.com/r/nfAastwNyU), até 5 de maio, com informações como nome, e-mail, telefone e os dias desejados.

Elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o processo está sendo conduzido em três etapas, sendo elas, organização da condução do trabalho técnico, diagnóstico socioambiental da unidade de conservação e o Plano de Manejo. A fase atual é a segunda, cujos dados fornecidos serão determinantes para que o plano final seja traçado. Haverá, posteriormente, a realização de um workshop, que finalizará este ciclo.

O Plano de Manejo é o meio de gestão ambiental de uma unidade de conservação, como a APA Serra do Santo Amaro, determinando o zoneamento ambiental e territórios protegidos, baseados na Lei Federal nº 9985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Todo o processo é baseado no Decreto Municipal 14.365 de 2021, que determinou a criação da Área de Proteção Ambiental, junto à elaboração do Plano, dentro de um prazo de cinco anos, a partir da data de publicação.

APA Serra do Santo Amaro abrange 38% do território municipal

A APA Serra do Santo Amaro tem uma área de 5.413,5 hectares, compreendendo 38% do território da Cidade. Desta forma, abrange dez bairros como Vargem Grande, próximo à região da Base Aérea, Astúrias, Jardim Helena Maria, Pitangueiras, Cachoeira, Vila Zilda, Enseada, Pedreira, Jardim Acapulco e Pernambuco.