Bertioga busca fortalecer ações para ampliar os índices de reciclagem
Recente mudança na lei municipal permitirá que a Prefeitura e parceiros do terceiro setor estruturarem um programa para efetuar a troca de plásticos pela chamada "Moeda do Bem"
01/12/2024 - domingo às 01h40Olhar diferenciado
O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), sancionou, na última quinta-feira, a Lei 1.659/2024, que promove algumas alterações na norma municipal que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - documento que deve ser atualizado a cada quatro anos. Essas mudanças foram feitas para potencializar o projeto Recicla Bertioga, que busca aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos materiais recicláveis destinados à cooperativa local.
Envolvimento direto
Na justificativa dessa propositura encaminhada ao Legislativo, o chefe do Executivo explicou que as mudanças na norma tem o único objetivo de autorizar a Administração Municipal a regulamentar, por meio de decretos, programas de fomento à reciclagem, como o "Moeda do Bem", preterido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Parceria estratégica
A "Moeda do Bem" busca fomentar a coleta seletiva com base na troca de determinado tipo de resíduo reciclável por produtos e/ou serviços doados por parceiros, pessoas físicas e/ou jurídicas. Essa tecnologia social, que utiliza a gamificação, está sendo possível em razão de uma parceria com a organização Espaço Urbano.
Impactos do STS-10
O plenário Dr. Oswaldo De Rosis, da Câmara de Santos, recebe amanhã, a partir das 10 horas, audiência pública para discutir os impactos do leilão do STS-10, que ficará na área do cais do Saboó e terá como foco principal a movimentação e a operação de contêineres. O evento reunirá empresários, sindicalistas e especialistas do setor.
Debate necessário
“Da forma como está sendo conduzido, o Porto de Santos vai perder competitividade e diversos tipos de cargas como projetos, fertilizantes, veículos entre outros”, destacou o vereador Zequinha Teixeira (PP). Ele alertou que uma grande preocupação é a possibilidade do complexo perder uma grande variedade de cargas para outros portos.
Café internacionalista
A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista realiza hoje, a partir das 9h30, uma atividade especial com o cônsul-geral de Cuba, Benigno Pérez, para debater a atual situação desse país e suas implicações no cenário internacional. O encontro será realizado na sede da instituição, que fica na Rua Sergipe, 15 - casa 2, Gonzaga, em Santos.
Cuba em detalhes
O deputado estadual e integrante da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa, Paulo Fiorilo (PT), e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo, Danilo Nunes, também estarão nesse bate-papo para compreender melhor os avanços e os desafios enfrentados por Cuba.
Patrimônio imaterial
No último dia 26, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD), promulgou a Lei 4.592/2024, que reconhece o Inzo Unsaba Zambiri Mutakalambo (IUZM) como patrimônio cultural de natureza imaterial do Município. Esse espaço localizado no bairro do Caraguava tem uma significativa contribuição para a valorização e preservação da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Referência
"O trabalho realizado no IUZM promove o fortalecimento da identidade e do patrimônio cultural afro-brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da comunidade, especialmente das populações periféricas de Peruíbe", destacou o vereador e autor da propositura, Toni Matos (Pode).