#TBT

Coluna Flashback: anúncios antigos ajudam a manter a memória dos santistas

Mesmo numa época sem TV e internet, empresas e comércios de Santos investiram em propagandas que fizeram sucesso

03/03/2022 - quinta às 16h52
Um anúncio, como se dizia antigamente, da tradicional Casa do Café, que ficava no cais do Porto de Santos - Reprodução

Como diria qualquer publicitário, seja novo ou experiente, “a propaganda é a alma do negócio”.

Em tempos digitais de hoje, a tecnologia propicia verdadeiras obras de arte, com efeitos e qualidade de imagem imbatíveis e em todos os segmentos – TV aberta, TV a cabo, serviço de streaming e tudo que rola no seu celular como o TikTok, YouTube e Instagram...

Mas, décadas atrás, a publicidade nas TVs eram muito caras. Não existia canal de TV da região e a única alternativa vinha em forma de  anúncios impressos em revistas, jornais, panfletos e cartazes. A modernidade acontecia nos “outdoors” -  que também eram caros e pra poucos. A luta pelo espaço do outdoor mais bem localizado na cidade também era árdua!

Muitos locais históricos de comércios de Santos acabaram por não ter registros públicos dos seus áureos tempos. Poucas fotos e registros ficaram com os proprietários e muitos herdeiros acabaram não disponibilizando para pesquisa, por exemplo, no Google.

A salvação das pessoas que amam recordam locais e marcas que fizeram sucesso e marcaram suas vidas acabaram sendo os anúncios ou como se falava num passado recente, a propaganda.

A coluna dessa semana traz alguns desses anúncios que, com certeza, serão a chave para uma viagem da sua memória afetiva!

Quem viveu... viveu!!