SÃO VICENTE

Confira os planos e ideias de Kayo Amado para a cidade de São Vicente

Atual prefeito e candidato à reeleição, ocupa a primeira colocação na mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Badra de intenção de voto

18/03/2024 - segunda às 00h01
Divulgação

Portal BS9: Por que o sr. deseja ser prefeito de São Vicente?

Kayo Amado: Eu quero continuar sendo prefeito de São Vicente porque temos uma cidade para colocar de pé. Temos mais de 300 mil pessoas que querem sentir orgulho de São Vicente novamente. Esse trabalho já começou e tem que continuar. Conseguimos trazer uma gestão profissional para nossa prefeitura. Estamos colocando São Vicente em destaque através do trabalho bem feito. Um exemplo disso foi o PAC Seleções do Governo Federal. São Vicente foi a cidade com mais projetos aprovados em toda a Baixada Santista e a 5ª cidade com mais projetos aprovados em todo estado de São Paulo. Isso é reflexo de um trabalho técnico bem realizado. Quero continuar na missão de prefeito de São Vicente porque quero colocar São Vicente nos mapas positivos de todos índices possíveis. Eu amo São Vicente e amo trabalhar por São Vicente. Acordo cedo e durmo tarde. E o tempo todo trabalhando pela cidade.

BS9: Imaginando que o sr. será eleito prefeito de São Vicente, qual será a primeira medida que o sra. irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?

Kayo: No primeiro mandato mostramos que São Vicente pode ser diferente. Com trabalho sério e organizado iniciamos uma série de transformações na cidade. Inauguramos as primeiras escolas em período integral de São Vicente, fizemos o maior programa de revitalização de escolas, importantes obras de infraestrutura e combate às enchentes. Estamos construindo uma nova maternidade, uma nova rodoviária. Criamos novos pontos turísticos. As crianças agora recebem uniforme e material escolar. Cerca de 100 ruas foram asfaltadas. O Crei chegou ao fim e, em breve, teremos uma UPA Central no lugar. Pela primeira vez na história, São Vicente tem um sistema de monitoramento através de câmeras. E tudo isso foi feito com muita responsabilidade. Depois de mais de uma década, as contas da cidade foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. E tenho orgulho de dizer que não atrasamos salários dos servidores.

Mas só isso basta? Não! Eu sei que ainda tem muita coisa a melhorar. Mas agora estamos no caminho correto, caminhando para o desenvolvimento. Ainda têm muitas ruas a asfaltar, mais canais e comportas a instalar, mais UBSs para reformar. Temos que abrir mais escolas e creches. A Orla do Itararé precisa passar por uma requalificação como a Orla do Gonzaguinha passou. Temos muito o que fazer. E faremos o vicentino sentir orgulho de São Vicente. Ao trabalho!

BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentando hoje pelo município de São Vicente e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?

Kayo: É preciso aumentar a renda das famílias através da geração de empregos. Quem ganha mais consome mais na cidade, o que por sua vez gera ainda mais empregos. É um ciclo que estamos trabalhando para acelerar através de investimentos que tornam a cidade mais atrativa para a instalação de empresas e para o pequeno empreendedor, e através da qualificação técnica e profissional, especialmente dos jovens que vão ingressar no mercado de trabalho. Por isso é muito importante firmar parcerias com Sebrae, Sesi, Senai, além de universidades. Educação qualificada e geração de empregos caminham lado a lado.

Outro ponto que não podemos esquecer é a falta de recursos. A irresponsabilidade das gestões anteriores com os recursos comprometeu o investimento em todas as áreas. Pagamos muitas contas do passado, o que nos coloca em uma situação delicada hoje em dia. Somos responsáveis por corrigir os erros e pagar pelas consequências de recursos mal empregados. É frustrante ver que somos obrigados a devolver recursos todos os meses ao Estado e União devido à incompetência de administrações passadas.

BS9: O sr. poderia dizer quais as três principais ações e ou programas que pretende desenvolver caso venha a se tornar prefeito de São Vicente?

Kayo: Tenho trabalhado em 3 grandes eixos, que são estratégias diferentes de atrair desenvolvimento, investimentos e empregos pra São Vicente. São elas:

1. Turismo/Cultura/Entretenimento. Esse ambiente de negócios de lazer gera muitos recursos. Com o programa "São Vicente de Cara Nova", estamos fazendo uma série de investimentos articulados no eixo Centro-Praia, fomentando o turismo, cultura e o comércio, que são grandes geradores de empregos na cidade.

2. Construção civil: estamos trabalhando para melhorar as legislações, além de dar mais incentivo e agilidade para que novas edificações sejam construídas em São Vicente. Queremos tornar São Vicente mais atrativa para construtores e investidores. E já é possível ver prédios novos subindo por alguns eixos da cidade.

3. Desenvolver a Área Continental de São Vicente: além de melhorar a infraestrutura da região, entendemos que a Área Continental é uma região com enorme potencial logístico para se conectar com o Porto de Santos, gerando muitos empregos.

BS9: O sr. já tem definido o nome do candidato a vice-prefeito(a) em sua chapa? Quem é ele(a)?

Kayo: O nome do(a) pré-candidato(a) a vice ainda não está definido. As convenções serão somente em Agosto. Hoje tenho ao meu lado a Sandra Conti, minha vice a qual respeito muito. Então teremos essa definição futuramente. O que posso adiantar é que o perfil será de uma pessoa que possa contribuir para continuarmos resgatando o orgulho do vicentino e que tenha apoio da população e dos partidos que fazem parte desse projeto de cidade que acreditamos.

BS9: Em termos políticos e de gestão pública, que qualidades o sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?

Kayo: Poderia falar aqui de meu currículo e de nossa experiência à frente da Prefeitura, já reconhecida pela população em pesquisas de aprovação da gestão. O fato de ter as contas aprovadas pelo TCE após mais de uma década de contas reprovadas é um sinal claro de que meu trabalho é diferente do que encontramos no passado. Outro ponto positivo é a minha abertura a diálogo com todas as autoridades da região. Hoje temos um relacionamento muito bom com todos os deputados estaduais e federais da região. Com o apoio de todos é mais fácil trazer desenvolvimento para São Vicente. Isso parece óbvio, mas no passado recente a gente via prefeito que não se dava bem com governador e por aí vai. Graças a Deus isso está no passado. Minha relação com os governos estadual e federal é muito boa. Quem ganha com isso é a cidade. Mas eu quero falar mesmo é do meu amor por São Vicente e da minha disposição para o trabalho. Eu amo a minha cidade, amo trabalhar por São Vicente. 24 horas por dia. É isso que me move, o amor por São Vicente.

BS9: O sr. está satisfeito com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo? E do Presidente Lula, à frente da Presidência da República?

Kayo: São Vicente é uma cidade que depende dos governos Estadual e Federal. Buscamos estabelecer um bom diálogo voltado pro desenvolvimento da cidade com ambos, e o município está colhendo os frutos disso. Apenas como exemplo, o Governo Federal anunciou a instalação de um Instituto Federal na cidade, o que traz a transformação que a educação pode gerar direto pras famílias. Já o Governador Tarcísio autorizou o início das obras do VLT para a Área Continental através da reforma da ponte ferroviária. O que realmente estou extremamente satisfeito é com a capacidade de ambos em dialogar. União e Estado trabalhando juntos, colocando o partidarismo e a ideologia de lado, para buscarem o entendimento pelo bem comum. Todos saem ganhando assim. De VLT aos futuros projetos do PAC, o momento é oportuno para manter bom diálogo e não entrar em brigas. São Vicente não pode parar!

BS9: Sobre o seu desempenho atual como prefeito, quais realizações você gostaria de destacar à frente do Executivo Municipal?

Kayo: A atenção que estamos destinando às crianças e à educação. Pela primeira vez na história de São Vicente todos os alunos da rede pública receberam uniforme completo (inclusive de inverno!) e material escolar. Isso me enche de orgulho e tem um grande poder transformador pras famílias e pras crianças. Já inauguramos 5 escolas em período integral, as AMEIs. As crianças estudam no turno e, no contraturno, realizam atividades esportivas e culturais. Elas têm 4 refeições por dia na escola. Estamos transformando completamente diversas escolas por toda a cidade. Tem ar condicionado chegando nas salas de aula, quadras esportivas sendo cobertas. A educação tá passando por uma enorme transformação. São sementes para um futuro melhor.

Na saúde, inauguramos um pronto-socorro na Área Continental. Inauguramos o Hospital do Vicentino, um dos maiores e mais modernos hospitais da região. Inauguramos o Centro de Especialidades Médicas. Estamos reformando diversas UBSs. O atendimento está ficando mais ágil com o prontuário eletrônico. Sem contar que demos um fim ao pesadelo do CREI. Um novo pronto-socorro central já está funcionando temporariamente e, em breve, teremos uma moderna UPA Central, nossa primeira UPA!

Na segurança, pela primeira vez na história temos uma central de monitoramento de segurança com trabalho integrado entre GCM, PM, Defesa Civil, Bombeiros e Trânsito. Isso é inédito, é histórico. E queremos ampliar, pois tem dado resultado.

No turismo, estamos transformando completamente a Orla do Gonzaguinha. Hoje temos novos pontos turísticos. São Vicente voltando a ser lembrada pelas belezas naturais e lazer. Isso traz muita alegria, mas também traz emprego e desenvolvimento pra cidade. Voltamos a ver famílias caminhando na orla. E queremos mais espaços público para crianças, terceira idade e famílias.

Na infraestrutura, cerca de 100 ruas já foram asfaltadas. Isso é dignidade para quem não precisa mais sair de casa e pisar na lama. Ainda temos muitas ruas para asfaltar. Uma a uma, vamos conseguir. Vamos buscar recursos no governos estadual e federal para fazer. Se falta dinheiro, sobra trabalho, dedicação e diálogo para investir em infraestrutura.

Outro trabalho muito importante é o de combate às enchentes. O canal da Eduardo Souto é a maior obra de enfrentamento às enchentes da história de São Vicente. A obra ainda não foi concluída e já está trazendo resultados para quem mora na região. Vamos usar a engenharia empregada nela para levar de base para obras de canais de outros bairros. O trabalho está acontecendo e tem muito mais a ser feito!

BS9: O sr. assume o compromisso de caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, do Esporte e da Cultura, já no seu segundo ano de Governo?

Kayo: Assumimos o compromisso de continuar buscando emendas, convênios e parcerias junto aos nossos Deputados, Governo do Estado e Governo Federal. Destaco por exemplo a reforma da Orla do Gonzaguinha via recurso DADE do Turismo. Também já temos outras obras nessa área a serem realizadas. A Biquinha de Anchieta será totalmente reformulada, o Deck do Pescador e a Praça 22 de Janeiro passarão por grandes obras. A Praça Barão também será requalificada. Isso tudo com recursos que captamos através de projetos bem elaborados pela Prefeitura. Paralelo a isso, também organizamos diversos eventos esportivos com parcerias, como corridas, ciclismo e atividades náuticas. Realizamos a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente sem custos pro município, apenas com captação de empresas. O fato da cidade todos os dias ter que sobreviver às dívidas e fantasmas do passado não nos impede de correr atrás para fazer uma nova São Vicente ficar de pé! O Programa São Vicente de Cara Nova é exatamente isso: recursos estratégicos e articulados para resgatar a característica histórica, esportiva, cultural e comercial do eixo Centro-Praia de São Vicente.

BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e da Segurança no município de São Vicente?

Kayo: Vamos dar continuidade ao trabalho que estamos fazendo, e investir ainda mais. Os resultados de médio e longo prazo começarão a aparecer.

Na saúde, com o programa Nova Saúde São Vicente, organizamos o sistema inteiro de saúde. Hoje temos um hospital municipal muito qualificado, o Hospital do Vicentino. Temos um novo pronto-socorro na Área Continental, o Pronto-Socorro do Rio Branco. Em breve teremos a UPA Central, que será construída no lugar do CREI, que foi demolido. Hoje a população é atendida no Pronto-Socorro Central, que é provisório mas oferece uma qualidade de atendimento muito superior ao que tinha no CREI. O prontuário eletrônico está deixando o atendimento mais ágil e organizado. As UBSs estão passando por reformas, uma a uma, pra deixar o atendimento básico de saúde mais digno pra população. Todo esse trabalho é muito recente, mas já começa a trazer resultados.

Na segurança vamos seguir investindo em melhores condições de trabalho para os profissionais de segurança pública do município. Estamos pleiteando que o Governo do Estado de São Paulo construa uma nova Delegacia da Mulher, moderna e acessível, e também uma nova base para nosso batalhão da Polícia Militar. Queremos que haja um efetivo maior da PM em São Vicente. Melhoramos os equipamentos pros guardas municipais com novas viaturas, rádio comunicadores, equipamentos de proteção. Inauguramos uma nova base pra GCM, mais moderna e organizada, numa localização mais central. E pela primeira vez na história temos uma central de monitoramento de segurança. O CCO, Centro de Controle Operacional, integra Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana. Isso tudo traz uma resposta mais rápida e precisa para a segurança pública. O trabalho está acontecendo e tem que continuar recebendo investimento e sendo aprimorado.

Leia amanhã, dia 12, a entrevista feita com o pré-candidato à Prefeitura de São Vicente, Pedro Gouvêa.